Meteorologia

  • 20 JULHO 2018
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 20º

Edição

Já há 25 casos de sarampo confirmados e 72 suspeitos

Atualização foi feita, esta sexta-feira, pela Direção-Geral da Saúde.

Já há 25 casos de sarampo confirmados e 72 suspeitos
Notícias ao Minuto

19:44 - 16/03/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Saúde

O número de doentes infetados com o vírus do sarampo voltou a aumentar. O boletim clínico divulgado hoje pela Direção-Geral de Saúde (DGS) revela que há 25 casos confirmados, quando ontem eram 21.

Também o número de casos suspeitos subiu em 24 horas, passando de 51 para 75. Já os casos cujas análises deram negativo para a presença de vírus aumentou para 15. As entidades responsáveis aguardam ainda o resultado das análises laboratoriais referentes a 32 pessoas. 

Segundo o mesmo boletim, a maioria dos casos diz respeito a profissionais de saúde do Hospital de Santo António, no Porto, local onde teve início o surto.

Ao contrário do que havia afirmado hoje o bastonário da Ordem dos Médicos, seguem internados três pacientes que apresentam uma “situação clínica estável”.

A DGS faz saber que, até à tarde de hoje, foram “administradas 865 doses de vacina VASPR (sarampo, parotidite e rubéola) a profissionais do Hospital de Santo António”, estando “em curso” também a vacinação de doentes internados.

De sublinhar que o vírus do sarampo transmite-se por contacto direto com as “gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra”.

No que diz respeito aos sintomas, estes aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois de a pessoa ser infetada e traduzem-se em febre, erupção cutânea que progride da cabeça para o tronco e extremidades inferiores, tosse, conjuntivite e corrimento nasal.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.