Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Vieira da Silva defende consenso político para natalidade

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, afirmou hoje que a natalidade "é um tema que tem de estar no centro dos debates políticos", defendendo a existência de um consenso alargado sobre esta matéria.

Vieira da Silva defende consenso político para natalidade
Notícias ao Minuto

19:22 - 22/05/17 por Lusa

País Ministro

um tema que parece estar atomizado e preso a uma ou outra medida. Seria vantajoso que fosse tratado num maior consenso político", afirmou o governante, que encerrou esta tarde uma conferência sobre políticas públicas para a natalidade, realizada no concelho de Odivelas, município do país que regista maior taxa de fecundidade.

Durante o seu discurso, o governante sublinhou que "a natalidade é um tema complexo e exigente" e manifestou-se "preocupado" com a "enorme queda" da taxa deste indicador nos últimos anos.

"Preocupa-nos não só pelas consequências económicas que daí advêm mas também porque a redução da taxa de natalidade representa uma diminuição do bem-estar das famílias e no défice de realização. Sabemos que muitas famílias aspiram a ter mais filhos do que realmente têm e devemos dar uma resposta a essa necessidade", apontou.

Nesse sentido, Vieira da Silva sublinhou que os indicadores que apontam para uma recuperação económica do país são muito importantes para inverter a tendência de queda desta taxa.

"Uma recuperação económica irá permitir inverter os saldos migratórios o que é essencial para aumentar a natalidade. É muito importante melhorar a confiança e esperança no futuro", concluiu.

Durante a tarde participaram também neste debate quatro deputados da Assembleia da República, representando o PS, PCP, BE e CDS-PP, sendo que todos concordaram com a necessidade de se "estabelecerem medidas pensadas a longo-prazo e não apenas pontuais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório