Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

"Um misto de medo e alegria", diz bombeiro que viu nascer Santiago

“Não consigo descrever aquele momento. Foi um misto de medo e alegria”, revelou bombeiro que prestou assistência no parto.

"Um misto de medo e alegria", diz bombeiro que viu nascer Santiago
Notícias ao Minuto

11:12 - 09/05/16 por Goreti Pera

País Barcelinhos

Francisco é pai de quatro filhos. Mas a experiência em nada se compara ao momento que viveu na madrugada deste domingo. Este bombeiro voluntário ajudou a nascer, juntamente com dois colegas, um bebé que não esperou o suficiente pela chegada do INEM para vir ao mundo.

O parto aconteceu por volta das 5 horas da manhã. Quando os Bombeiros Voluntário de Barcelinhos chegaram a Vila Frescainha São Martinho, era tarde demais para evitar o derradeiro momento. Ainda o kit de parto não estava pronto, já Santiago tinha começado a nascer.

“Quando chegámos ao local, as águas já tinham rebentado. Deitámos a mãe na maca e ela informou-nos logo que já sentia o bebé a sair”, contou ao Notícias ao Minuto Francisco Alves, de 28 anos.

“Enquanto eu removia a roupa da paciente, o meu colega acionava o kit de parto”, descreveu o primeiro homem a pegar em Santiago ao colo, cinco minutos antes da chegada do INEM. “Não consigo descrever aquele momento. Foi um misto de medo e alegria”, revelou.

Aquele tempo pareceu uma eternidade. Francisco tinha já assistido ao nascimento dos filhos, mas as experiências não são comparáveis. “Lá, sabia que havia uma equipa médica mais capacitada do que eu”.

Em Barcelinhos, este domingo, Francisco, Eduardo e Bruno viveram uma experiência única. O nascimento de Santiago foi, para os três bombeiros, uma estreia que ficará na memória.

O mais novo de quatro irmãos está bem de saúde e mantém-se internado no Hospital de Braga, para onde foi encaminhado após o nascimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório