Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Açores. BE quer alterar regime de vinculação na administração regional

O BE/Açores vai submeter ao parlamento dos Açores uma proposta de decreto legislativo regional que visa alterar o regime de vinculação na administração regional, anunciou hoje o seu líder, António Lima.

Açores. BE quer alterar regime de vinculação na administração regional
Notícias ao Minuto

14:47 - 18/02/22 por Lusa

País Açores

O dirigente apresentou a iniciativa em conferência de imprensa, em Ponta Delgada, observando que os concursos públicos para recrutamento de trabalhadores para a administração pública "são frequentemente alvo de queixas e reclamações que chegam às mais diversas entidades".

De acordo com António Lima, o BE/Açores recebeu "queixas que envolvem suspeitas de favorecimento nos processos de seleção".

"Nos Açores, a reduzida dimensão da população das várias ilhas, que leva a frequentes laços pessoais, familiares e de amizade conduz a frequentes suspeitas de favorecimento na função pública", afirmou António Lima.

Na proposta de decreto legislativo regional que visa alterar o regime de vinculação na administração regional, o também deputado tem presente as recomendações da Provedoria da Justiça.

A proposta do Bloco defende a necessidade de "tornar a prova de conhecimentos que se realiza nos concursos públicos anónima para efeitos de correção", visando "impedir que, quem a corrige, conheça a identidade do candidato ou candidata".

Outra das medidas aponta para uma "maior independência do júri dos concursos", devendo este ser "maioritariamente externo ao serviço ou organismo que recruta o trabalhador, e que todos os seus membros tenham formação ou experiência na área em questão".

António Lima referiu que o Governo dos Açores "anunciou a intenção de alterar legislação relativamente a essas matérias, mas até agora, a nível de proposta do executivo não houve nenhuma".

"Se estavam a falar a sério na campanha - e até no programa do Governo dos Açores - quando dizem que querem tornar estes processos mais transparentes e acabar com o favorecimento, não vejo como poderão não votar a favor", disse, quando questionado sobre se os partidos da direita que suportam o Governo Regional vão viabilizar em plenário a proposta.

Leia Também: Açores acolhem mais de quatro mil imigrantes de 97 nacionalidades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório