Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Câmara de Gaia vai entregar 'kit' com computador e internet a alunos

A Câmara de Vila Nova de Gaia revelou hoje que comprou 400 computadores para ceder a crianças de forma a poderem acompanhar a escola via 'online' num período em que os estabelecimentos de ensino foram encerrados devido à covid-19.

Câmara de Gaia vai entregar 'kit' com computador e internet a alunos
Notícias ao Minuto

20:46 - 06/04/20 por Lusa

País Covid-19

Os 'kits' que serão entregues a famílias inscritas no programa camarário "Gaia Aprende+" (1.º Ciclo de escolaridade) que não tenham acesso a ferramentas de comunicação digital vão incluir um computador portátil e um terminal de acesso à Internet.

"Será uma cedência, um empréstimo, com dados para três meses e com seguro", disse Eduardo Vítor Rodrigues que falava aos jornalistas no final de uma reunião de câmara que decorreu via teleconferência.

Também a propósito das medidas relacionadas com escolas, Eduardo Vítor Rodrigues revelou defender que a escola não reabra imediatamente, nem mesmo para o secundário.

Desta forma o autarca acompanha uma opinião tornada pública hoje pela Federação das Associações de Pais do Concelho de Gaia (FEDAPAGAIA) que considerou "fundamental" que as escolas se mantenham fechadas até ao final do ano letivo, para evitar um "contraciclo" nas medidas implementadas para conter a pandemia de covid-19.

"Somos inflexíveis nessa ideia. O ensino deve decorrer à distância. As notas do segundo período podem servir de referência às notas do terceiro [período] ainda que seja inevitável e essencial manter os alunos ativos e em contacto direto com as disciplinas, mas à distância", disse à Lusa o presidente da federação, José Cardoso.

Para o dirigente, "se nesta altura não há condições para um regresso normal às escolas, o mesmo se aplica aos meses de maio e de junho", e "o mesmo se aplica aos alunos de 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade".

"Não compreendemos a hipótese de abrir para o secundário só por causa dos exames nacionais. O ministério tem de encontrar soluções. Se as escolas estão fechadas para evitar ajuntamentos e contacto, isso aplica-se aos graus de ensino todos", defendeu a FEDAPAGAIA que publicou uma carta aberta dirigida ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues nas suas redes sociais.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).

Dos infetados, 1.099 estão internados, 270 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 140 doentes que já recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório