Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Dezassete mortos em ataques talibãs no Afeganistão

Pelo menos 17 civis foram mortos em vários ataques talibãs no Afeganistão entre sexta-feira e hoje, segundo autoridades locais, que salientaram a crescente insegurança para a população numa altura em que as forças estrangeiras preparam a sua retirada.

Dezassete mortos em ataques talibãs no Afeganistão
Notícias ao Minuto

12:27 - 17/08/13 por Lusa

Mundo Insegurança

Um ataque num acampamento de trabalhadores da construção, no distrito de Karukh, provocou na noite de sexta-feira a morte de nove operários.

"Os talibãs atacaram o acampamento ao longo da estrada Herat-Badghis enquanto eles dormiam", denunciou Abdul Rauf Ahmadi, porta-voz da polícia local, citado pela AFP.

Um porta-voz do governador já confirmou as mortes, culpando "inimigos do Afeganistão", um termo que é usado referindo-se aos talibãs.

Uma outra bomba matou cinco civis, incluindo mulheres e crianças, e feriu outras três pessoas na província de Helmand hoje de manhã, de acordo com informações avançadas por Zwak Omar, porta-voz do governador de Helmand, em declarações à AFP.

Também em Helmand, um dispositivo explosivo improvisado matou outras três mulheres no distrito de Musa Qala na sexta-feira, segundo um porta-voz da polícia.

Um relatório das Nações Unidas indica que as baixas civis na guerra do Afeganistão subiram 23% no primeiro semestre do ano: 1.319 civis morreram e 2.533 ficaram feridos entre 01 de janeiro e 30 de junho, segundo dados da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório