Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Denunciante do Swissleaks libertado, mas impedido de sair de Espanha

O antigo informático franco-italiano do banco HSBC Suisse, Hervé Falciani, que esteve na origem do escândalo conhecido como 'Swissleaks' foi libertado hoje em Madrid, mas está proibido de sair de Espanha, segundo fonte judicial.

Denunciante do Swissleaks libertado, mas impedido de sair de Espanha
Notícias ao Minuto

15:15 - 05/04/18 por Lusa

Mundo Informática

Hervé Falciani, detido na quarta-feira em Espanha a pedido da Suíça, saiu da Audiência Nacional, jurisdição espanhola normalmente encarregada dos casos de extradição, sujeito a várias medidas cautelares entre as quais a entrega do passaporte, proibição de sair de Espanha sem autorização judicial e apresentações periódicas ao tribunal.

Condenado na Suíça a cinco anos de prisão por espionagem económica depois de revelar a existência de contas não-declaradas na filial genovesa do HSBC, pertencentes a milhares de "evadidos fiscais" de todo o mundo, dando origem ao escândalo 'Swissleaks' Hervé Falciani forneceu dados que originaram condenações e investigações fiscais em França, em Espanha, na Argentina e no Reino Unido.

O escândalo rebentou em 2009, quando o Ministério da Economia francês revelou que dispunha de uma lista de 3.000 cidadãos franceses titulares de contas na Suíça onde estavam depositados cerca de três mil milhões de euros.

No final desse ano, os ficheiros da "lista Falciani" tinham permitido identificar 127.000 contas pertencentes a 79.000 pessoas de 180 nacionalidades, entre as quais 8.231 franceses.

Além disso, a Suíça pôs definitivamente fim, em 2017, ao sigilo bancário.

O ex-informático já tinha sido detido em 2012 em Barcelona, no norte de Espanha, e mantido sob custódia durante vários meses, na sequência de um pedido de extradição, mas a Justiça espanhola não o entregou à Suíça, tendo ele colaborado durante esse período com o departamento anticorrupção do Ministério Público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório