Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 21º

Houve "falta de competição" nas eleições russas

Os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) afirmaram hoje que as presidenciais de domingo na Rússia decorreram dentro da normalidade, mas faltou uma verdadeira concorrência.

Houve "falta de competição" nas eleições russas
Notícias ao Minuto

13:00 - 19/03/18 por Lusa

Mundo Observadores

As eleições, em que Vladimir Putin obteve 76,7% dos votos, "realizaram-se num ambiente político e legal demasiado controlado, marcado por contínua pressão sobre as vozes críticas", lê-se num comunicado.

Para os observadores, a comissão eleitoral russa "geriu a eleição aberta e eficazmente" e, "na sequência de intensos esforços para promover a participação, os eleitores votaram em número elevado".

Mas, acrescentaram, "restrições às liberdades fundamentais de reunião, associação e expressão, assim como ao registo de candidatos, limitou o espaço para o envolvimento político e resultou na falta de uma verdadeira competição".

A OSCE, que enviou 481 observadores, referiu-se também às "numerosas detenções, apreensão de propaganda e outras medidas limitadoras da liberdade de expressão" contra apoiantes do principal opositor de Putin, Alexei Navanly, impedido de se candidatar e que apelou para um boicote.

A organização apontou ainda uma "falta de críticas na cobertura do presidente Putin por parte da maioria dos 'media' que levou a condições de concorrência desiguais" entre candidatos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório