Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

EUA "condenam ataques terroristas" no Teerão

Os Estados Unidos condenaram os ataques terroristas que hoje fizeram 12 mortos e pelo menos 46 feridos em Teerão, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), indicou o Departamento de Estado norte-americano em comunicado.

EUA "condenam ataques terroristas"  no Teerão
Notícias ao Minuto

18:50 - 07/06/17 por Lusa

Mundo Departamento

"Apresentamos as nossas condolências às vítimas e às suas famílias. Os nossos pensamentos e orações estão com o povo do Irão", lê-se na nota de imprensa.

"A depravação do terrorismo não tem lugar num mundo pacífico e civilizado", pode igualmente ler-se no comunicado da diplomacia norte-americana.

Os Guardas da Revolução, exército de elite do regime, acusaram hoje os Estados Unidos e a Arábia Saudita de estarem "envolvidos" nestes atentados, os primeiros reivindicados pelo EI na república islâmica.

Washington e Teerão não têm relações diplomáticas, e a aproximação conseguida pelo anterior Presidente norte-americano, Barack Obama, signatário de um acordo sobre o programa nuclear iraniano em 2015, foi interrompida pelo seu sucessor, Donald Trump, que prometeu várias vezes durante a campanha eleitoral "rasgar" esse acordo.

Numa viagem recente à Arábia Saudita, Trump acusou Teerão de "financiar, armar e treinar terroristas (...) que espalham a destruição e o caos em toda a região" e instou todos os países a "isolarem o Irão".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório