Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Agência antidroga precupada com tráfico de analgésico fentanilo

O administrador da Agência norte-americana Antidroga (DEA, sigla em inglês), Chuck Rosenberg, disse hoje que há uma aliança entre traficantes mexicanos e chineses para passar para os EUA um potente analgésico, chamado fentanilo, que já provocou várias mortes.

Agência antidroga precupada com tráfico de analgésico fentanilo
Notícias ao Minuto

21:47 - 06/06/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"O fentanilo vai da China para o México e depois para os Estados Unidos com enormes benefícios para os traficantes, disse Rosenberg durante uma conferência de imprensa realizada na sede da DEA, Arlington.

A China e o México transformaram-se nos principais exportadores para os Estados Unidos deste potente analgésico, que é 30 ou 50 vezes mais potente que a heroína.

Segundo Rosenberg os grupos criminosos chineses enviam pequenas quantidades de fentanilo diretamente para os EUA, mas exportam grandes quantidades para o México para que os cartéis o introduzam em território norte-americano

Entre janeiro de 2016 e junho de 2017, a DEA realizou as maiores apreensões de fentanilo nos Estados da California, Arizona, Pensilvânia, Nova Iorque, Nova Jérsia, Massachusetts e Novo Hampshire.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano (CDC, sigla em inglês), o número de mortes por consumo de fentanilo, juntamente com tramadol (outro potente analgésico similar à morfina) aumentou 79%, passando de 3.097 mortes em 2013 para 5.544 em 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório