Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Gelo no Ártico está no terceiro nível mais baixo e vai continuar a derreter

O calote glaciar do Oceano Árctico está no terceiro nível mais baixo de sempre e os cientistas alertam que vai diminuir pelo menos durante duas semanas. A rapidez do degelo está a surpreender os especialistas que acreditam que vai atingir um nível histórico.

Gelo no Ártico está no terceiro nível mais baixo e vai continuar a derreter
Notícias ao Minuto

11:35 - 22/08/12 por Notícias Ao Minuto

Mundo Degelo

É mais um sinal das mudanças climáticas a nível global. Um grupo de cientistas da Universidade do Colorado acredita que nas próximas duas semanas podem ser registados os níveis de gelo mais baixos de sempre no calote glaciar do Oceano Árctico. Mark Serreze, director do Centro de Dados sobre os Gelos da Universidade explica que se a fusão fosse interrompida imediatamente "ficaríamos no terceiro nível mais baixo alguma vez registado por satélite". No entanto, segundo cita a Lusa, são esperadas "mais duas semanas de degelo, portanto penso que vamos para um novo recorde”.

Os especialistas não têm dúvidas de que este acontecimento está interligado com o aquecimento do clima. O mesmo cientista recorda que em 2007 o calote glaciar tinha apenas 4,25 milhões de quilómetros quadrados e que nas próximas décadas podem simplesmente desaparecer durante o Verão, o que poderá influenciar o nível do mar.

A velocidade do degelo tem surpreendido os cientistas, tanto que desde 2007 não se tem registado acontecimentos meteorológicos que pudessem explicar esta situação a não ser o aumento da temperatura em várias regiões do globo. Por exemplo, o mês de Julho foi o mais quente desde que há registos nos EUA. Os termómetros subiram em média 1,8 graus em relação aos primeiros dados que existem que remontam a 1895.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório