Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Chefe da diplomacia turca não quer lições de democracia da Alemanha

O chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, atacou hoje a Alemanha, pedindo à chanceler alemã, Angela Merkel, para não dar lições de democracia à Turquia.

Chefe da diplomacia turca não quer lições de democracia da Alemanha
Notícias ao Minuto

20:46 - 07/03/17 por Lusa

Mundo Mevlüt Cavusoglu

"Deixem de dar-nos lições de direitos humanos e democracia, (...) Só nos ajoelhamos perante Deus", disse o ministro na residência do cônsul turco em Hamburgo, num encontro com cidadãos turcos.

A proibição de atos da campanha eleitoral para o referendo sobre a reforma Constitucional, por motivos formais ou de segurança, e para os quais estava prevista a presença de vários ministros turcos, aumentou a tensão entre Berlim e Ancara.

Na segunda-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, apelou à Turquia para "manter a cabeça fria" na atual crise diplomática entre os dois países, reagindo às declarações do Presidente Erdogan que acusou a Alemanha de "práticas nazis".

"Não podemos aceitar que a Alemanha interfira no referendo", avisou o ministro, para quem existe uma campanha "sistemática" contra a Turquia na Europa, onde cresce o racismo e as forças políticas xenófobas se aproximam do poder em países como a Holanda e França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório