Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Embaixador do Brasil quer "mecanismos financeiros exclusivos" para exportações

O embaixador brasileiro em Portugal defendeu hoje a criação de "mecanismos financeiros exclusivos" para apoiar as trocas comerciais entre os dois países, considerando necessário "um programa mais consistente de visitas setoriais", envolvendo o Governo.

Embaixador do Brasil quer "mecanismos financeiros exclusivos" para exportações
Notícias ao Minuto

18:55 - 02/06/16 por Lusa

Mundo Trocas

importante que Portugal continue a fazer o trabalho no sentido de se mostrar ao Brasil", sublinhou Mário Vilalva durante a sua intervenção no seminário sobre investimento estrangeiro no Brasil.

Dando o exemplo da relação financeira entre o Brasil e Angola, que paga as importações brasileiras em petróleo, Vilalva defendeu "a criação de mecanismos financeiros exclusivos" voltados para o "mercado bilateral", acrescentando que isso é também essencial para o fortalecimento da relação económica entre Portugal e o Brasil.

Assumindo que o peso comercial da relação entre os dois países não espelha o "excelente relacionamento", o embaixador disse que esta "mudança radical vai exigir um grande esforço, um esforço entre empresários e governos".

Neste sentido, defendeu que as visitas setoriais deviam ser mais frequentes e mais bem coordenadas, incluindo pelo Governo.

É necessária uma "coordenação para um programa mais consistente de visitas setoriais ao Brasil", disse, lembrando que "Portugal é uma ponte para o mercado da UE e o Brasil também é uma ponte para o Mercado Mercosul".

Estas visitas, acrescentou, devem também incluir os importadores e não apenas os exportadores, como é tradicional nas missões organizadas pelas associações empresariais.

"Estas missões devem ter importadores e exportadores; importar também gera emprego e riqueza", vincou o diplomata.

Sobre os destinos das exportações e das novas oportunidades de negócio para os empresários portugueses no Brasil, Vilalva defendeu a "formulação de estratégias que levem em consideração as necessidades específicas e as regiões ainda pouco exploradas", apontando que "o norte e nordeste brasileiros estão ávidos de parceiros".

O embaixador considera que esta região tem "uma vocação natural para se relacionar com Portugal" devido à "proximidade geográfica, aos voos da TAP diretos e à presença progressiva da CPLP e de bancos".

CZA/MBA // JPS

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório