Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Dirigente do Tesouro dos EUA acusa Putin de "corrupção"

O responsável do Departamento do Tesouro norte-americano para o terrorismo e crimes financeiros Adam Szubin acusou o Presidente russo, Vladimir Putin, de ser corrupto, num programa da BBC transmitido na segunda-feira.

Dirigente do Tesouro dos EUA acusa Putin de "corrupção"
Notícias ao Minuto

06:20 - 26/01/16 por Lusa

Mundo Departamento

O Governo dos Estados Unidos impôs sanções contra vários membros do Kremlin em 2014, depois da anexação da Crimeia, mas não acusou diretamente Putin de envolvimento com corrupção.

No entanto, durante uma investigação do programa televisivo Panorama sobre as "riquezas secretas" de Putin, Adam Szubin afirmou que o Presidente russo é "a imagem de corrupção".

"Vimo-lo a enriquecer os seus amigos, os seus aliados próximos, e a marginalizar aqueles que não vê como amigos", disse Szubin, que supervisiona as sanções do Departamento do Tesouro, ao Panorama.

"Seja em relação à riqueza do setor energético russo, seja noutros contratos estatais, ele direciona aqueles que acredita que o vão servir e exclui os que não o fazem. Para mim, essa é uma imagem de corrupção", afirmou.

Szubin garante que o Governo norte-americano tem conhecimento desta situação "há muitos, muitos anos".

O programa citou relatórios secretos da CIA de 2007 que indicavam que a riqueza pessoal de Putin estava estimada em cerca de 40 mil milhões de dólares (37 mil milhões de euros).

"Supostamente, ele recebe um salário do Estado de cerca de 110 mil dólares por ano [cerca de 101 mil euros]. Essa não é uma declaração precisa da sua riqueza. Ele tem um longo treino e prática no que toca a disfarçar a sua verdadeira riqueza", disse Szubin.

O programa contou também com uma entrevista com Dimitry Skarga, que dirigia a empresa estatal russa de transporte marítimo Sovcomflot.

Skarga afirmou ter transferido um iate no valor de 35 milhões de dólares (32 milhões de euros) do dono do clube de futebol Chelsea, Roman Abramovich, para Putin.

O porta-voz do Presidente russo disse à BBC que "nenhuma destas questões precisa de ser respondida, já que são pura ficção".

Putin auferiu cerca de 3,7 milhões de rublos (75 mil euros) e é dono de três carros russos, um apartamento de 77 metros quadrados, uma garagem e um lote de terreno, de acordo com a declaração de bens publicada pelo Kremlin em 2014.

Os rendimentos modestos declarados pelo Presidente são, de longe, os mais baixos entre dirigentes do Kremlin, e abaixo dos da maioria dos ministros, muitos dos quais exibem veículos de luxo e múltiplas casas em países europeus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório