Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

EUA negam que Turquia compre petróleo ao Estado Islâmico

O Departamento de Estados dos Estados Unidos negou hoje que a Turquia esteja a comprar petróleo ao grupo extremista Estado Islâmico, como afirma a Rússia, acusou Moscovo de estar a apoiar o regime sírio de Bashar al-Assad.

EUA negam que Turquia compre petróleo ao Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

22:58 - 02/12/15 por Lusa

Mundo Departamento

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, reagia ao gráficos e imagens de satélite difundidas pelo Ministério da Defesa russo e supostamente documentam o trânsito de camiões carregados com petróleo pela fronteira sírio-turca.

"Não estou a dizer que o tráfico de petróleo do Estado Islâmico seja um problema. O que estou a dizer é que não há cumplicidade do Governo da Turquia para comprar petróleo ao grupo extremista Estado Islâmico", disse.

Mark Toner disse que a fronteira sírio-turca "é difícil", há contrabando de petróleo há décadas e, agora, o grupo Estado Islâmico está a utilizá-lo para o vender a camionistas e traficantes que se encarregam de o distribuir na região.

"Não é o grupo extremista Estado Islâmico 'per si' que está a passar o petróleo pela fronteira", defendeu Toner, que assegurou que a qualidade do crude é "pobre" e pouco "atrativa" para os turcos.

O porta-voz do Departamento de Estado reiterou que a Turquia é um "importante aliado" dos Estados Unidos.

A Turquia participa na coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, contra o grupo extremista Estado Islâmico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório