Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

"Europa chora lágrimas de crocodilo por crianças que morrem no Egeu"

Mais de 3.200 pessoas morreram ao atravessar o mar para chegar à Grécia desde o início do ano.

"Europa chora lágrimas de crocodilo por crianças que morrem no Egeu"
Notícias ao Minuto

17:01 - 30/10/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tsipras

O primeiro-ministro grego condenou duramente a forma com que os líderes europeus estão a encarar a crise de refugiados, escreve hoje o Guardian.

“São lágrimas de crocodilo as que estão a ser derramadas pela morte de crianças na costa do Egeu. Crianças mortas motivam pena. E as que estão vivas e vêm aos milhares e ficam pelas ruas? Ninguém gosta delas”, disse Alexis Tsipras.

“Sinto vergonha desta liderança europeia: quer pela inabilidade para lidar com este drama humano, quer pelo nível de debate, onde todos tentam passar a responsabilidade para o seguinte”.

As declarações foram proferidas no parlamento grego em resposta a dois novos naufrágios registados hoje ao largo das ilhas gregas de Kalymnos e Rhodes, que provocaram pelo menos 22 mortos, entre eles 13 crianças.

A estes novos dramas juntam-se a uma série de naufrágios ocorridos quarta-feira ao largo de Lesbos e Samos, cujo balanço provisório de mortes é de 17, entre as quais 11 crianças.

Desde o início do ano, mais de 560.000 migrantes e refugiados chegaram à Grécia por mar, de um total de 700.000 que chegou à Europa pelo Mediterrâneo, segundo a organização internacional para as migrações (OIM). Mais de 3.200 pessoas morreram nessas travessias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório