Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Tropas somalis e da União Africana tomam bastião da milícia Al-Shabab

Tropas governamentais somalis apoiadas por forças da União Africana tomaram hoje o bastião de Bardhere, da milícia Al-Shabab, uma das últimas bases estratégicas dos afiliados islâmicos da Al-Qaida, indicaram as autoridades.

Tropas somalis e da União Africana tomam bastião da milícia Al-Shabab
Notícias ao Minuto

19:09 - 22/07/15 por Lusa

Mundo Forças

"Garantimos o controlo da cidade. As forças aliadas estão agora a realizar operações de desminagem nos diferentes bairros", disse um responsável militar somali, Siyad Ahmed, à agência de notícias francesa, AFP, via telefone a partir daquela cidade do sul da Somália.

"Não houve grande resistência, e os elementos violentos fugiram quando as nossas tropas se aproximaram. Esvaziaram a cidade", declarou Ahmed.

Testemunhas de aldeias vizinhas relataram violentos combates entre as forças do Governo somali e da União Africana com a Al-Shabab, antes de os combatentes da milícia abandonarem Bardhere, cujos habitantes fugiram também.

Um comandante da Al-Shabab, Sheikh Ahmed Abu-Ubeyda, confirmou que os combatentes perderam a cidade, mas insistiu em que não foram derrotados e a luta vai continuar.

"As forças aliadas cristãs invasoras e os apóstatas somalis entraram em alguns pontos de Bardhere hoje à tarde, mas os 'mujaidines' estão a oferecer resistência", sustentou.

"Os combatentes 'mujaidine' ainda estão na região e esta luta vai durar mais do que o inimigo pensa", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório