Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Familiares mantêm esperança equanto preparam funerais

As famílias dos passageiros do avião da AirAsia que se despenhou no domingo começaram a preparar os funerais, apesar de a maioria ainda acreditar que os familiares podem estar vivos, segundo a autarca de Surabaia.

Familiares mantêm esperança equanto preparam funerais
Notícias ao Minuto

13:13 - 01/01/15 por Lusa

Mundo AirAsia

"Eles não sabem, porque a identificação [dos corpos] ainda não está finalizada. Eles têm alguma esperança de que os familiares não morreram (...) E eu não posso forçar o sentimento deles", disse à agência Lusa a autarca Tri Rismaharini, com ar consternado.

A responsável diz, no entanto, que tem tentado perceber os desejos dos familiares para organizar os funerais em colaboração com a AirAsia.

"Tentamos perceber do que as famílias necessitam. Em alguns locais de Java Oriental, temos cemitérios chineses melhores, então, por vezes, as pessoas com mais rendimentos não vão para Surabaia", mas para esses espaços, explicou.

Tri Rismaharini adiantou que vai "tentar" organizar uma cerimónia fúnebre para todos, mas recusa a ideia de criar um parque memorial, dado que as vítimas "têm culturas diferentes e religiões diferentes".

De acordo com a autarca, os familiares e amigos dos passageiros que seguiam no voo QZ-8501 da AirAsia estão preparados para esperar semanas no centro de crise implementado junto ao Hospital Bhayangkara, em Surabaia.

No entanto, a responsável pela autarquia da segunda maior cidade da Indonésia, onde residiam 68 passageiros do voo QZ-8501, revelou que os familiares têm solicitado celeridade em todo o processo que se arrasta desde domingo, altura em que a aeronave que seguia de Surabaia para Singapura se despenhou no Mar de Java.

Até ao momento, chegaram ao hospital da polícia seis cadáveres, que foram recuperados das águas próximas da ilha do Bornéu desde quarta-feira, para aqui serem identificados.

Após confirmada a identificação dos corpos, estes serão encaminhados para igrejas, crematórios ou para as casas dos familiares, esclareceu a autarca.

Participam nas operações dezenas de aviões e barcos de Indonésia, Singapura, China e Estados Unidos, bem como um submarino não tripulado de Singapura.

Segundo a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, um barco localizou, através dos seus equipamentos de sonar, o ponto exato onde se encontra a aeronave

Recomendados para si

;
Campo obrigatório