Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente iraniano confiante em relação a acordo nuclear com Grupo 5+1

O Presidente iraniano, Hasan Rohani, manifestou-se segunda-feira otimista relativamente a um acordo nuclear em que tanto Teerão como as grandes potências mundiais sairão a ganhar, na véspera de se iniciarem negociações, informa hoje a imprensa local.

Presidente iraniano confiante em relação a acordo nuclear com Grupo 5+1
Notícias ao Minuto

08:44 - 14/10/14 por Lusa

Mundo Potência

"O mundo aceitou que o Irão deve ter tecnologia nuclear", declarou, esta noite, num discurso transmitido pela televisão iraniana, na véspera da oitava ronda de negociações nucleares do Grupo 5+1 - formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, China, França, Rússia e Reino Unido) e a Alemanha --, citado hoje pela imprensa.

"Chegámos a um acordo sobre o tema central", apesar de ainda haver divergências, afirmou o Presidente iraniano, argumentando que o Grupo 5+1 já reconhece "o tema nuclear e o direito do Irão".

"Todos aceitaram que as sanções devem ser retiradas e já ninguém procura que o Irão não enriqueça [urânio]", afirmou Rohani, sublinhando que as grandes potências mundiais aceitaram que o país deve ter uma central e tecnologia nuclear moderna.

"A questão do nuclear é irreversível", frisou, afirmando que Teerão esforçar-se-á para alcançar "um acordo definitivo nos 40 dias que faltam", embora considerando que, caso não seja atingido, nada se passará, o prazo será prorrogado ou uma outra solução será encontrada.

Rohani disse que o mundo está cansado da questão nuclear e fez referência a um dos presidentes dos países membros do Grupo 5+1 -- embora sem o identificar -- que, durante uma visita, lhe transmitiu exatamente essa ideia: "Estamos cansados, isto deve ser solucionado o mais rapidamente possível".

A equipa negociadora iraniana, encabeçada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohamad Yavad Zarif, partiu esta madrugada para Viena para participar da nova ronda de negociações.

Zarif deverá encontrar-se, ainda hoje com a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, prevendo-se que na quarta-feira participe numa reunião trilateral com Catherine Ashton e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

O Irão procura chegar a um acordo que lhe permita continuar com as suas "pacíficas atividades nucleares", enquanto as grandes potências querem eliminar as suas dúvidas relativamente ao programa iraniano.

Parte da comunidade internacional teme que Teerão esteja a tentar desenvolver armas nucleares sob o chapéu de um programa atómico civil, uma suspeita que o Irão tem sempre refutado.

O Irão e as grandes potências, que retomam hoje o diálogo nuclear, marcaram como limite o dia 24 de novembro para terminar a negociação e chegar a um acordo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório