Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Medo poderá dar origem a primeiro suicídio assistido de casal

Um casal de idosos belga poderá tornar-se no primeiro caso conhecido de suicídio assistido legal. Nenhum dos dois é doente terminal mas o medo da viuvez e da solidão faz com que queiram morrer juntos.

Medo poderá dar origem a primeiro suicídio assistido de casal
Notícias ao Minuto

14:56 - 26/09/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Solidão

Um casal de idosos, de Bruxelas, está a planear o primeiro suicídio legal assistido, conta o Daily Mail. Nenhum dos dois é doente terminal. O medo da solidão é mesmo a principal motivação. E os três filhos do casal compreendem a escolha dos pais.

Francis, de 89 anos, recebe tratamento devido a um cancro da próstata há 20 anos. Não há um dia da sua vida que passe sem necessitar de morfina. A mulher, Anne, de 86 anos, está parcialmente cega e quase totalmente surda.

“Queremos ‘partir’ juntos porque ambos temos receio do futuro”, terá dito Francis, confessando que sente “medo” do que poderá vir aí: “medo de ficar sozinho e, acima de tudo, medo das consequências da solidão”, especificou.

Os filhos do casal já terão mesmo encontrado um médico disposto a levar a cabo o procedimento, tendo por base o estado de angústia emocional do casal de idosos, algo que seria argumento para levar a cabo o suicídio assistido, num país onde este tipo de procedimentos deixou de ser proibido em 2002.

O facto de não se tratarem de doentes em fase terminal, tem suscitado críticas de grupos que são contra a eutanásia e o suicídio assistido. Para Francis e Anne, o debate, no entanto, é interior: a viuvez, a solidão, assustam mais do que a morte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório