Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Conversações com Ocidente? "Enquanto estiver subordinado aos EUA, não"

As palavras são do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.

Conversações com Ocidente? "Enquanto estiver subordinado aos EUA, não"
Notícias ao Minuto

11:53 - 26/10/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Lavrov

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou, esta quinta-feira, que a Rússia não vê quaisquer hipóteses de comunicação construtiva com as nações ocidentais.

"Enquanto eles estiverem completamente subordinados a Washington [capital dos EUA], não vemos quaisquer perspetivas de uma conversa significativa com a grande maioria desses países atualmente. Não são visíveis", afirmou, numa na conferência 'Segurança Eurasiática: Realidade e Perspetivas num Mundo em Transformação', na Bielorrússia, citado pela Tass.

Lavrov afirmou, no entanto, que a Rússia, por uma questão de princípio, está sempre pronta a trabalhar em conjunto se os vizinhos ocidentais "encontrarem a força para se tornarem independentes e ganharem a autonomia estratégica de que Macron [presidente de França] e vários outros líderes estão a falar".

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo acrescentou ainda que há o desejo de Washington e dos seus aliados de criar a "zona de responsabilidade da NATO". Assim sendo, a Rússia é forçada a realizar "medidas de compensação" em resposta à implantação de armas nucleares dos EUA na Europa.

Recorde-se que a Ucrânia, apoiada pelo Ocidente, tem estado envolvida numa contraofensiva no leste e no sul desde junho, mas até agora apenas produziu resultados limitados.

Desde novembro de 2022 e da libertação da cidade ucraniana de Kherson (sul), a linha da frente, com mais de mil quilómetros de extensão, quase não se moveu.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e anexou regiões, que representam quase 15% do território da Ucrânia, incluindo Donetsk e Lugansk, no leste, Kherson e Zaporijia, no sul.

Leia Também: EUA impõem sanções a Guiné-Bissau, Macau e Guiné Equatorial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório