Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

UE condena ataques terroristas na Somália e manifesta apoio ao governo

A União Europeia (UE) condenou hoje os mais recentes ataques contra civis na Somália pelo grupo terrorista Al Shabab e manifestou o seu apoio ao Governo do país.

UE condena ataques terroristas na Somália e manifesta apoio ao governo
Notícias ao Minuto

15:23 - 30/09/23 por Lusa

Mundo Somália

"Os recentes ataques a alvos civis na Somália apenas reforçam o compromisso da União Europeia em apoiar o Governo federal e os cidadãos somalis na sua luta contra o terrorismo", disse um porta-voz do Serviço Europeu de Ação Externa.

A UE considera que o recurso a este tipo de ataques contra os cidadãos "revela o desespero dos extremistas e a imensa pressão que enfrentam tanto por parte do Governo como dos parceiros internacionais".

O grupo Al Shabab, afiliado à rede terrorista Al-Qaeda desde 2012, realiza frequentemente ataques em Mogadíscio e outras partes do país para derrubar o Governo central -- apoiado pela comunidade internacional -- e procura estabelecer um Estado islâmico ultraconservador.

O grupo controla áreas rurais do centro e sul da Somália apesar de o Exército ter conseguido recuperar alguns desses territórios no ano passado, atacando ainda países vizinhos como o Quénia e a Etiópia.

A Somália vive num estado de guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi deposto, deixando o país sem poder estável e nas mãos de milícias islâmicas e de senhores da guerra.

Leia Também: Atentado terrorista na Somália mata cinco pessoas e fere seis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório