Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Bruxelas e Washington pressionam Macedónia do Norte a desbloquear adesão à UE

A União Europeia (UE) e os Estados Unidos disseram hoje que é "importante" a futura decisão do Parlamento da Macedónia do Norte sobre a proposta de compromisso promovida pela França para desbloquear as negociações de adesão à comunidade.

Bruxelas e Washington pressionam Macedónia do Norte a desbloquear adesão à UE
Notícias ao Minuto

17:13 - 09/07/22 por Lusa

Mundo Macedónia do Norte

Numa declaração conjunta, o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, e o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, consideraram como uma "peça-chave" a aprovação pelo Parlamento da Macedónia do Norte da proposta de compromisso, de forma a que este país e a Albânia colaborem no esforço "para fortalecer a coesão e a resistência de todo o continente europeu".

"Ambos os países estão prontos para dar o próximo passo rumo à adesão à UE. Congratulamo-nos com uma proposta de compromisso que tenha em conta os interesses e preocupações da Macedónia do Norte e da Bulgária, com base no respeito, confiança e compreensão mútua", destacaram Borrell e Blinken.

"A decisão soberana do Parlamento da Macedónia do Norte será importante para avançar", acrescentaram os dois chefes de diplomacia, sublinhando o "espírito de compromisso construtivo sobre o qual se constrói a integração europeia", que deve "continuar a inspirar todos os que participam neste processo".

O processo de adesão à UE da Macedónia do Norte, mas também da Albânia, ficou bloqueado durante dois anos por um veto da Bulgária que exigia que o país vizinho reconheça que a língua macedónia tem raízes búlgaras e que ambos os povos tiveram uma história comum no passado, enquanto a Macedónia argumenta que a sua identidade e língua não estão em disputa.

Depois de o Parlamento búlgaro ter suspendido finalmente o veto às negociações, no final de junho, a França pressionou uma proposta de compromisso que aborda algumas das preocupações da Macedónia do Norte, mas ainda causa dúvidas junto do Governo e dos partidos da oposição da Macedónia do Norte.

Se forem mantidos os artigos que a Bulgária poderá usar para vetar negociações no futuro, as forças políticas da oposição da Macedónia do Norte asseguram que retirarão o seu apoio ao Governo, o que poderá levar à perda da maioria no Parlamento e provocar eleições gerais antecipadas.

A proposta também desencadeou fortes protestos populares nos últimos dias, onde milhares de pessoas passaram a reunir-se todas as tardes, em resposta ao apelo dos partidos nacionalistas na oposição.

Leia Também: Macedónia do Norte. Diferendo com Bulgária sobre a UE provoca protestos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório