Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

UE acorda comprar gás a Israel que será distribuído via Egito

A União Europeia (UE) assinou hoje, no Cairo, um acordo de três anos para importar gás natural liquefeito (GNL) de Israel através do Egito, em alternativa à Rússia, alvo de sanções pela guerra na Ucrânia.

UE acorda comprar gás a Israel que será distribuído via Egito
Notícias ao Minuto

13:50 - 15/06/22 por Lusa

Mundo Cairo

O acordo prevê um aumento das exportações israelitas de gás através do Egito, país que tem infraestruturas para o liquefazer e fornecer por via marítima.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, salientou, numa conferência de imprensa conjunta, que este "acordo histórico" se inclui nos esforços da UE para diversificar as fontes de energia, reduzindo a independência face à Rússia e procurando "outros fornecedores confiáveis".

O ministro da Energia israelita, Karin Elharrar, explicou, por seu turno, que o gás -- quase mil milhões de metros cúbicos - será transportado para um terminal de GNL no Egito através de um gasoduto e depois em navios para portos da UE.

Enquanto o ministro do Petróleo egípcio, Tarek el-Molla, considerou que o memorando de entendimento é "um marco importante" na cooperação entre o Egito, Israel e a UE.

A comissária europeia para a Energia, Kadri Simson, assinou o documento em nome do bloco europeu.

Em 2021, a UE comprou cerca de 40% do seu gás à Rússia, dependência energética que considera urgente reduzir na sequência das sanções impostas pela invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Leia Também: Angola ultrapassou a Nigéria como maior produtor de petróleo em África

Recomendados para si

;
Campo obrigatório