Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: TPI confirma investigação; Comboio militar russo paralisado

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia.

AO MINUTO: TPI confirma investigação; Comboio militar russo paralisado

No sétimo dia de invasão russa, a Ucrânia amanheceu com um ataque de paraquedistas num hospital militar em Kharkiv. A universidade da mesma cidade, com mais de 200 anos, e o edifício da Câmara foram também alvos de bombardeamentos, esta quarta-feira.

Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já morreram na guerra mais de seis mil soldados russos e, de acordo com as autoridades de Kyiv, cerca de dois mil civis morreram desde o início da guerra. 

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, alertou que uma hipotética III Guerra Mundial irá "envolver armas nucleares e será destrutiva".

A segunda ronda de negociações entre as delegações russas e ucranianas para um eventual cessar-fogo deverá acontecer hoje, na Bielorrússia, perto da fronteira com a Polónia.

Por cá, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, convocou uma reunião do Conselho Superior Militar para analisar a situação que se vive na Ucrânia. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia:

00h05 - Boa noite. Terminamos aqui o acompanhamento AO MINUTO da invasão russa na Ucrânia, que será retomando na manhã de quinta-feira, num novo registo.

00h01 - Rui Pinto divulga uma hora de conversações entre militares russos

O hacker português Rui Pinto divulgou hoje, na rede social Twitter, uma hora de comunicações entre militares russos na Ucrânia.

Numa outra publicação, Rui Pinto divulgou ainda uma conversa entre civis ucranianos e militares russos, gravada durante a última hora.

23h57 - NATO elogia alinhamento da Islândia em sanções e fecho do espaço aéreo
 
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, elogiou a postura da Islândia em alinhar-se com os aliados na aplicação de sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia e no encerramento do seu espaço aéreo à aviação russa.

23h52 - Presidente da Câmara de Vilnius avisa: "Putin, Haia está à tua espera"

O presidente da Câmara da capital da Lituânia não teve problemas em 'sujar as mãos' para deixar um aviso ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. Remigijus Simasius decidiu, desta forma, escrever "Putin, Haia está à tua espera" na estrada em frente à embaixada russa em Vilnius.

23h50 - Forças russas aprovaram plano de invasão em 18 de janeiro
 
A invasão da Rússia à Ucrânia, que decorre desde 24 de fevereiro, estava prevista iniciar-se quatro dias antes e os planos operacionais foram aprovados em 18 de janeiro, revelam documentos militares russos capturados pelo Exército ucraniano.

23h47 - Rússia garante que tomou cidade portuária ucraniana de Kherson
 
O porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, disse hoje que as tropas da Rússia tomaram a cidade portuária de Kherson, uma afirmação que é negada pelo Exército ucraniano.

23h46 - Macron "lado a lado" com russos que não querem "esta guerra desprezível"

O presidente da França, Emmanuel Macron, dirigiu-se, esta quarta-feira, aos cidadãos russos que “não querem que esta guerra desprezível seja travada em seu nome” e que “defendem corajosamente a paz” dentro e fora da Rússia.

23h44 - Forte explosão ouvida em Kyiv

O jornal ucraniano The Kyiv Independent relatou, na rede social Twitter, que foi ouvida uma forte explosão na capital ucraniana. Minutos antes, a publicação dera conta que estavam a soar as sirenes de alerta. 

23h36 - Uber oferece viagens ilimitadas entre a fronteira ucraniana e polaca

A Uber anunciou que irá oferecer viagens grátis ilimitadas entre a fronteira ucraniana e polaca. 

"A horrível guerra na Ucrânia está a tornar-se rapidamente numa trágica crise humanitária, afetando milhões de pessoas inocentes", afirmou em comunicado.

A empresa encontra-se também a recolher comida e bens essenciais na Roménia e a trabalhar com a Cruz Vermelha para depois transportar esses bens para a Ucrânia.

23h23 - Grupo Anonymous diz ter desativado a agência espacial russa

O famoso grupo de hackers Anonymous afirmou ter desativado a agência espacial russa. Em causa está uma medida que, de acordo com os ciberatacantes, pretende fazer com que Vladimir Putin, presidente russo, deixe de ter "controlo sobre satélites espiões", num momento em que o seu exército leva a cabo uma invasão sobre a Ucrânia.

23h18 - Detida em protesto em São Petersburgo sobrevivente do cerco a Leningrado

As autoridades russas detiveram uma idosa que estava com dois cartazes numa manifestação em São Petersburgo. Chama-se Elena Osipova, conhecida no país por ser uma sobrevivente do cerco militar a Leningrado pelas tropas alemãs, durante a II Guerra Mundial.

23h17 - Bielorrússia e indústria de defesa russa alvo de sanções
 
Os Estados Unidos vão impor sanções económicas "devastadoras" contra a Bielorrússia e à indústria de defesa da Rússia, na sequência das medidas já adotadas após a invasão russa da Ucrânia.

23h08 - Resistência ucraniana paralisa avanço russo em Kiev, confirmam os EUA
 
O comboio militar russo que se dirige para Kiev foi paralisado, entre as últimas 24 e 36 horas, pela resistência ucraniana e porque as forças da Rússia estariam a reagrupar-se e a avaliar a situação, informou o Pentágono.

23h06 - Membro da missão da OSCE morto em Kharkiv

Maryna Fenina, membro da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), morreu durante um bombardeamento em Kharkiv na terça-feira. Em comunicado, a organização adianta que a vítima “morreu a recolher bens essenciais para a família numa zona que se tornou num campo de batalha”.

22h38 - TripAdvisor inativa reviews russas após comentários sobre Putin

Segundo a Sky News, o TripAdvisor desativou a possibilidade de deixar comentários sobre atrações turísticas e restaurantes russos, após uma vaga de comentários a avisar os cidadãos russos para não acreditarem na propaganda de Putin.

22h37 - Banco Mundial interrompe programas na Rússia e Bielorrússia “com efeitos imediatos”

O Banco Mundial anunciou hoje que irá interromper, “com efeitos imediatos”, todos os “programas na Rússia e na Bielorrússia”.

“Após a invasão russa à Ucrânia e as hostilidades contra o povo da Ucrânia, o Grupo Banco Mundial interrompeu todos os seus programas na Rússia e na Bielorrússia, com efeitos imediatos”, lê-se num comunicado citado pela agência de notícias Reuters

22h27 - Procurador do TPI confirma investigação aos crimes de guerra russos

Após o Reino Unido revelar que, com 37 outros países, denunciou as "atrocidades" cometidas pela Rússia no conflito com a Ucrânia, o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou ter aberto oficialmente uma investigação aos alegados crimes de guerra russos.

22h23 - EA Sports remove equipas russas do FIFA 22

A EA Sports decidiu “remover a seleção russa e todos os clubes russos” do FIFA 22. Em comunicado, a empresa afirmou estar “solidária com o povo ucraniano” e pediu “paz” e o fim da invasão à Ucrânia.

22h03 - Spotify fecha escritório na Rússia como resposta à invasão da Ucrânia

A plataforma de streaming sueca Spotify anunciou ter encerrado o seu escritório na Rússia como resposta à invasão da Ucrânia, avança a Reuters. 

21h50 - África do Sul considera resolução da ONU obstáculo ao diálogo e mediação

O Governo sul-africano considerou que a resolução das Nações Unidas que condenou hoje a invasão russa da Ucrânia, é um obstáculo a um ambiente propício de diálogo e mediação, podendo acentuar uma divisão "mais profunda" entre as partes.

21h45 - Portugal vai enviar equipa para a Roménia para "efeitos de dissuasão"

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, afirmou, esta quarta-feira, que nas próximas semanas será enviada uma equipa das Forças Armadas portuguesas para “efeitos de dissuasão” na Roménia, tal como “está a acontecer noutros países limítrofes da Ucrânia”.

21h43 - Reino Unido e aliados pedem ao TPI que investigue crimes de guerra russos

O Reino Unido revelou hoje ter denunciado as “atrocidades” das forças russas na invasão da Ucrânia ao Tribunal Penal Internacional (TPI), com 37 dos seus aliados, para que o organismo possa “proceder imediatamente a uma investigação”.

21h20 - Retórica "provocante" de Putin sobre armas nucleares é "irresponsável"

O chefe de diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, acusou hoje o Presidente da Rússia de ter uma "retórica provocante" sobre armas nucleares, considerando esse discurso de Vladimir Putin "um pináculo da irresponsabilidade".

21h20 - Comité Olímpico Internacional defende decisão de banir russos

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) defendeu hoje que os atletas da Rússia devem ser banidos do desporto, como consequência da invasão daquele país à Ucrânia, e deixou claro que a sua posição é no lado da paz.

21h12 Ucrânia confirma que russos assumiram controlo da cidade de Kherson

O presidente da Câmara de Kherson, Igor Kolykhaev, confirmou esta quarta-feira que as tropas russas assumiram o controlo da cidade. "O exército ucraniano já não está aqui. A cidade está cercada", afirmou, citado pelo The New York Times.

21h05 - Autoridades relatam forte explosão perto de estação ferroviária em Kyiv
 
A autoridades ucranianas relataram hoje uma forte explosão em Kyiv, entre a estação ferroviária do sul da capital da Ucrânia e o hotel Ibis, numa zona próxima do Ministério da Defesa.

21h00 - Ministro dos Negócios Estrangeiros russo acusa Zelensky de "russofobia"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, acusou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de ser “russofóbico”, tal como o seu antecessor, Petro Poroshenko. 

20h24 - Mais de 220 civis morreram nas últimas 24 horas

Morreram 227 civis ucranianos desde a meia-noite de 1 de março, revelou hoje o Departamento de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Registaram-se ainda 525 feridos.

Citada pela Sky News, a organização adianta que o número real de vítimas mortais pode ser “consideravelmente maior” devido a atrasos nos relatórios.

20h20 - Macron condena mentiras de Moscovo e anuncia "plano de resiliência"
 
O Presidente francês, Emmanuel Macron, condenou as "mentiras" e "ofensas" do regime russo acerca do nazismo na Ucrânia e anunciou um plano de resiliência económica e social para a França enfrentar as consequências da invasão russa.

20h19 - Costa promete solidariedade com medidas concertadas com a UE e NATO
 
O primeiro-ministro manifestou hoje à embaixadora da Ucrânia em Portugal a solidariedade do governo português com medidas concretas e concertadas com a União Europeia e NATO e, a nível nacional, para a proteção temporária dos cidadãos deslocados.

20h10 - Rússia deverá entrar em recessão nas próximas semanas
 
O ministro das Finanças, João Leão, afirmou hoje que as sanções impostas à Rússia estão a ter um "forte impacto" na economia do país, notando que esteve deve entrar em recessão nas próximas semanas.

19h51 - Jogador do Shakhtar junta-se às forças ucranianas para combater a Rússia

O defesa esquerdo Viktor Kornienko, que pertence aos quadros do Shakhtar Donetsk, anunciou através das redes sociais que decidiu juntar-se às forças ucranianas na guerra contra a Rússia.

19h50 - "A guerra na Europa já não é uma coisa dos manuais escolares", diz Macron

Na sequência da invasão russa sobre território ucraniano, o presidente francês, Emmanuel Macron, começou por dizer que a ideia de uma "guerra na Europa" deixou de ser uma realidade apenas ilustrada nos "manuais escolares.

19h38 - UE e EUA celebram derrota da Rússia na ONU, Guterres pede fim de conflito
 
A União Europeia celebrou a "derrota moral e diplomática" da Rússia na ONU, enquanto Estados Unidos e secretário-geral da organização sublinharam que hoje o mundo se exprimiu a "alto e bom som" sobre a invasão russa da Ucrânia.

19h36 - G7 procura forma de impedir uso de criptomoedas para contornar sanções
 
Os países do G7 estão a procurar maneiras de impedir que pessoas ou empresas alvo das sanções contra a Rússia usem criptomoedas para contornar as medidas adotadas, afirmou hoje o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner.

19h15 - Ouvida forte explosão em estação de comboios em Kyiv

Foi ouvida uma forte explosão nas imediações de uma estação de comboios em Kyiv. A informação é avançada pela Reuters, que cita um conselheiro do ministro do Interior, Anton Herashchenko.

19h05 - Quatro caças russos entraram no espaço aéreo da Suécia

Quatro caças russos violaram a proibição imposta pela União Europeia (UE) e entraram no espaço aéreo da Suécia, revelam as Forças Armadas do país. 

19h00 - Grupo sueco H&M suspende temporariamente vendas na Rússia

O grupo sueco de retalho H&M suspendeu temporariamente as suas vendas na Rússia. "O grupo H&M decidiu fazer uma pausa temporária de todas as vendas na Rússia", afirmou em comunicado, citado pela agência de notícias Reuters. A nota acrescenta ainda que o grupo vai "apoiar todas as pessoas que estão a sofrer" na Ucrânia.

18h57 - "Escolheram o lado correto da história". Zelensky agradece à ONU

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenksy, agradeceu, esta quarta-feira, o voto de condenação à Rússia aprovado pela Assembleia-Geral (AG) da Organização das Nações Unidas (ONU).

18h50 - Rússia revela pela 1.ª vez número de soldados mortos no conflito

O Ministério da Defesa russo revelou, esta quarta-feira, que 498 dos seus soldados foram mortos e outros 1.597 ficaram feridos, naquela que é a primeira admissão de vítimas do lado russo no conflito com a Ucrânia.

18h50 - Preço do trigo continua a subir devido ao conflito na Ucrânia
 
O preço do trigo voltou a disparar hoje, após atingir o nível mais alto desde 2008 nos mercados norte-americanos no dia anterior, como resultado da invasão russa na Ucrânia.

18h44 - É preciso "dar esperança a quem foge da guerra", apela Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações proferidas aos jornalistas esta tarde, abordou o conflito que tem existido em território ucraniano, descrevendo-o como uma situação "complexa e difícil". Num contexto desta natureza, o Presidente da República acredita que é necessário "dar esperança a quem foge da guerra" e do "conflito injusto. 

18h24 - Oficial: Abramovich coloca o Chelsea à venda

Roman Abramovich anunciou, nesta quarta-feira, que colocou o Chelsea à venda. O bilionário russo, antigo proprietários dos blues, anunciou-o numa declaração oficial em que justifica a sua decisão "pensando no que é o melhor para o clube".

18h19 - Parte amanhã de Braga autocarro para ir buscar 30 cidadãos ucranianos

O autocarro deverá chegar à Polónia, à cidade de Wroclaw, no sábado, local de onde irá partir para Braga este grupo de refugiados. "A chegada está prevista para segunda-feira ao final do dia, embora este horário não possa ser confirmado de momento", informa a mesma nota. 

18h18 - Estados Unidos fecham espaço aéreo a companhias aéreas russas esta noite

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos da América (EUA) e a Administração Federal de Aviação anunciaram, esta quarta-feira, que a medida que impede que aeronaves e companhias aéreas russas utilizem o espaço aéreo do país entra em vigor às 21h de hoje [2h de quinta-feira, em Lisboa].

18h18 - Bruxelas vai propor diretrizes para enfrentar máximos na energia
 
A Comissão Europeia vai apresentar, na próxima semana, diretrizes para os Estados-membros da União Europeia (UE) enfrentarem elevados preços do gás e da eletricidade, que batem máximos e assim continuarão pelas tensões geopolíticas, com "impacto significativo" na inflação.

18h16 - Zelensky agradece “apoio incondicional” do Emir do Qatar

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou na rede social Twitter que discutiu com o Emir do Qatar, Tamim bin Hamad Al Thani, sobre a “agressão da Rússia contra a Ucrânia”. Na publicação, Zelensky agradeceu ainda o “apoio incondicional à Ucrânia num momento tão difícil”. 

18h04 - Biden não exclui proibir importação de petróleo russo para os EUA
 
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse hoje que admite todos os cenários quanto à possibilidade de proibir a importação de petróleo russo, como retaliação adicional pela invasão da Ucrânia.

17h50 - Novo bombardeamento em Kharkiv mata pelo menos 21 pessoas
 
A Rússia voltou hoje a bombardear Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, num ataque que matou pelo menos 21 pessoas e feriu 112, destruindo diversos prédios, informaram autoridades ucranianas.

17h49 - MNE da UE voltam a reunir-se na sexta-feira em encontro alargado
 
O chefe da diplomacia europeia anunciou hoje uma reunião extraordinária de ministros dos Negócios Estrangeiros na sexta-feira, em Bruxelas, consagrada à invasão russa da Ucrânia, para a qual convidou homólogos de países aliados e o ministro ucraniano, Dmytro Kuleba.

17h47 - Rússia já controla Zaporizhia, maior central nuclear da Europa

Zaporizhia é uma das quatro centrais nucleares ucranianas ativas, e já está controlada pelas forças russas. A Agência Internacional de Energia Atómica está reunida para debater a situação na Ucrânia e apela à segurança das centrais.

17h46 - Embaixador russo justifica invasão à Ucrânia com Artigo 51 da ONU

O embaixador russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzia, afirmou, esta quarta-feira, que a Rússia “fez de tudo para evitar” o conflito com a Ucrânia e voltou a defender que o avanço das tropas russas se trata de uma “operação militar especial” devido ao “genocídio” levado a cabo pela Ucrânia nas regiões separatistas do Donbass.

17h46 - Bruxelas suspende acordos com investigadores russos e apoia ucranianos
 
A Comissão Europeia decidiu suspender acordos de subvenção com organizações de investigação da Rússia, após a invasão russa da Ucrânia, apostando ainda em apoio adicional aos estudantes ucranianos no estrangeiro com "segurança garantida", disse hoje fonte de Bruxelas.

17h44 - BE opõe-se "à guerra" e apoiou "sanções à Rússia", garante Marisa Matias

O Parlamento Europeu votou, na terça-feira, uma resolução de condenação da Rússia pela invasão à Ucrânia. A propósito deste tema, Marisa Matias recorreu à rede social Twitter para condenar as "notícias falsas" que têm sido divulgadas sobre a "suposta abstenção do Bloco [de Esquerda] na resolução que condena a invasão".

17h40 - EUA põem procuradores a processar oligarcas russos e quem viole sanções
 
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (EUA) encarregou hoje uma dezena de procuradores de processarem "os oligarcas russos corruptos" e todos aqueles que violem as sanções adotadas por Washington contra Moscovo após a invasão da Ucrânia.

17h39 - Sines pode ajudar a aumentar autossuficiência energética na UE
 
O Fórum para a Competitividade defende que Portugal pode contribuir para a redução da dependência da Rússia, através da entrada de gás por Sines e com a produção de energia renovável para exportação.

17h39 - Gomes Cravinho faz 'briefing' na Comissão de Defesa da AR na terça-feira
 
O ministro da Defesa Nacional vai participar na reunião extraordinária da comissão parlamentar de Defesa que irá decorrer na próxima terça-feira, indicaram hoje fontes parlamentares à agência Lusa.

17h38 - UE sanciona mais 22 oficiais bielorrussos por apoio à invasão russa
 
A União Europeia (UE) acrescentou hoje 22 oficiais superiores das forças armadas bielorrussas à lista de individualidades alvo de sanções pelo seu apoio à invasão russa da Ucrânia.

17h37 - Nações Unidas aprovam voto de condenação à Rússia por invasão da Ucrânia

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou hoje a invasão russa da Ucrânia, com uma maioria de 141 países a favor. Outros 35 abstiveram-se, e apenas cinco votaram contra - a Federação Russa, Eritreia, Coreia do Norte, Bielorrússia e Síria. A entidade apelou também à retirada das tropas russas do território ucraniano.

17h36 - Galp suspende compras de produtos petrolíferos russos

A Galp anunciou que suspendeu a compra de produtos petrolíferos russos e lamentou os "atos de agressão contra o povo ucraniano", segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

17h35 - "O povo ucraniano luta, e quer ser parte do mundo ocidental"
 
Segundo a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, o país espera o apoio do governo português na adesão à União Europeia (UE), assim como a possibilidade da introdução de sanções a cidadãos russos aliados de Vladimir Putin, com nacionalidade portuguesa, como é o caso de Roman Abramovich.

17h34 - Aldeias de Crianças SOS criam fundo de emergência
 
As Aldeias de Crianças SOS, presentes em 137 países, anunciaram hoje a criação de um fundo de emergência para ajudar crianças e famílias vítimas da guerra na Ucrânia.

17h34 - SEF cria balcões de atendimento dedicados a cidadãos ucranianos
 
O SEF disponibiliza, a partir de quinta-feira, balcões de atendimento dedicados exclusivamente a cidadãos ucranianos, que vão funcionar entre as 08h30 e as 20h00, anunciou hoje aquele serviço de segurança.

17h33 - Rússia vai repatriar turistas a partir da Madeira e Bulgária
 
O operador turístico Tui vai organizar voos da Madeira e Sófia para repatriar turistas russos que ficaram retidos na Europa com a suspensão de ligações aéreas devido à invasão da Ucrânia, noticiou a agência russa TASS.

17h31 - "Objetivo da Rússia não é apenas ocupação", diz embaixador ucraniano

O embaixador ucraniano na ONU, Sergiy Kysly, falou, na tarde desta quarta-feira, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. "O objetivo da Rússia não é apenas uma ocupação - é um genocídio", começou por dizer, recordando os crimes de guerra que têm sido cometidos durante a invasão da Ucrânia pela Rússia.

17h30 - OMS preocupada com relatos de ataques contra hospitais
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje "estar preocupada" com os relatos de ataques contra hospitais e alvos médicos na invasão russa em curso na Ucrânia.

17h17 - Negociações entre a Ucrânia e a Rússia adiadas para esta quinta-feira

A segunda ronda de negociações entre as delegações russas e ucranianas foi adiada para amanhã, segundo apontou o líder da delegação russa, Vladimir Medinski.

“Esperamo-los amanhã, já estão a caminho”, afirmou na televisão pública russa.

Segundo várias agências de notícias russas, em cima da mesa está um possível cessar-fogo. A reunião irá acontecer em Brest, na fronteira da Bielorrússia com a Polónia. 

16h19 - Kremlin propõe prisão até 15 anos por "notícias falsas" sobre a guerra

O Kremlin, parlamento russo, apresentou um projeto de lei para punir a difusão de “notícias falsas” sobre o conflito na Ucrânia, propondo até 15 anos de prisão.

16h15 - Detidos em Paris 14 legionários ucranianos em rota para a Polónia
 
Catorze legionários ucranianos foram detidos na terça-feira em Paris num autocarro que partia para a Polónia, com passageiros civis que provavelmente iam combater na Ucrânia, indicaram hoje fontes militares.

16h13 - Ucranianos oferecem chá a soldado russo que chora enquanto fala com a mãe

Um soldado russo que foi capturado por civis ucranianos foi alimentado e foi-lhe oferecido chá quente, enquanto falava com a mãe num telefone emprestado pelos ucranianos. 

16h12 - Rússia admite que é difícil antever magnitude dos danos das sanções
 
O vice-primeiro-ministro russo, Yuri Borisov, admitiu que é difícil antever a "magnitude e profundidade" dos danos das sanções ocidentais contra a economia russa, em retaliação pela invasão da Ucrânia.

16h10 - Mãe russa tenta acalmar criança presa por protestar contra a guerra

Um grupo de crianças do ensino primário foi detido por estar a participar numa manifestação contra a invasão russa à Ucrânia. Num vídeo partilhado pela socióloga Alexandra Arkhipova, é possível ver uma mãe russa, Ekaterina Zavizion, a tentar explicar à filha por que razão tinham sido presas pela polícia por se oporem à guerra de Vladimir Putin. 

15h57 - Nova ronda de negociações vai decorrer perto da fronteira com a Polónia

segunda ronda de negociações entre a Rússia e a Ucrânia vai decorrer em Belovezhskaya Pushcha, na região de Brest, na Bielorrússia, perto da fronteira com a Polónia, ao final do dia de hoje, avança a agência russa TASS. 

15h57 - Russos já sofrem efeitos de campanha militar do Kremlin
 
As sanções impostas pelos Estados Unidos e União Europeia às instituições bancárias russas, após a campanha militar do Kremlin na Ucrânia, e as contra-medidas das autoridades de Moscovo, estão já a repercutir-se na classe média urbana russas.

15h56 - Ucranianos usam garrafas de vinho português para fazer cocktails molotov

Após terem sido dadas instruções ao povo ucraniano sobre como fazer um cocktail molotov - em que a televisão teve, aqui, um papel fundamental -, a população começou, em diversas cidades do país, a juntar garrafas de vidro para usar como 'matéria-prima' para as bombas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório