Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Estados Unidos fecham espaço aéreo a companhias aéreas russas esta noite

Medida entra em vigor pelas 21h desta quarta-feira [2h de quinta-feira, em Lisboa]

Estados Unidos fecham espaço aéreo a companhias aéreas russas esta noite
Notícias ao Minuto

18:09 - 02/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos da América (EUA) e a Administração Federal de Aviação anunciaram, esta quarta-feira, que a medida que impede que aeronaves e companhias aéreas russas utilizem o espaço aéreo do país entra em vigor às 21h de hoje [2h de quinta-feira, em Lisboa].

Em comunicado publicado no seu site, o Departamento de Transportes frisa que a medida inclui “voos de passageiros e de carga”, além de “voos regulares e charter”. Assim, fica “efetivamente fechado o espaço aéreo dos EUA para todos as transportadoras aéreas comerciais russas e outras aeronaves civis russas”.

As transportadoras e operadoras russas ainda “com aeronaves no solo dos Estados Unidos podem solicitar uma autorização” para realizarem os voos “necessários para que as suas aeronaves” abandonem o país. 

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kyiv. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

Vladimir Putin disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar Moscovo.

Leia Também: Biden diz que Estados Unidos vão fechar espaço aéreo a aviões da Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório