A saída de Kerem Akturkoglu do Benfica chegou a ser dada como praticamente certa, mas corre sérios riscos de vir a não concretizar-se, na sequência da 'turbulência' que se instalou, esta quinta-feira, no diálogo com o Fenerbahçe.
A equipa orientada pelo treinador português José Mourinho terá chegado a alcançar um acordo com os encarnados tendo em vista a transferência, a título definitivo, do internacional turco, a troco de uma verba na ordem dos 23 milhões de euros, que poderia ascender aos 25 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
No entanto, nas últimas horas, responsáveis do conjunto sediado em Istambul terão entrado em contacto direto com o clube da Luz, fazendo saber que estes valores já não se encontravam em cima da mesa, visto que seria impossível completá-lo a tempo dos playoffs de acesso à Liga dos Campeões.
Isto porque o duelo da primeira mão, entre ambas as formações, terá lugar no Sukru Saracoglu Stadium, pelas 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira, pelo que desapareceu a 'janela temporária' necessária para inscrever o avançado junto da UEFA.
Dado este desenvolvimento, o Fenerbahçe terá procurado reduzir a verba a pagar pelos direitos económicos do jogador de 26 anos de idade para os 17,5 milhões de euros, algo que terá deixado o presidente das águias, Rui Costa, "furioso", de acordo com as mais recentes informações adiantadas pelo jornal turco Fanatik.
Akturkoglu de telefone na mão
Esta notícia terá, de resto, apanhado de surpresa o próprio Kerem Akturkoglu, que contava que o encontro da segunda jornada da nova temporada da I Liga, perante o Estrela da Amadora, pelas 20h30 do próximo sábado, marcasse a sua despedida ao Benfica.
A viagem para Istambul já estaria, de resto, totalmente agendada, mas o volte-face levou a um cancelamento da mesma. Preocupado, o internacional turco terá contactado, diretamente, um dirigente do Fenerbahçe, no sentido de perceber o que se passava.
"Há problema?", terá perguntado o avançado, num telefonema realizado ao final da noite de quinta-feira, ao que o responsável (cujo nome e cargo permanece, para já, no 'segredo dos deuses') terá respondido: "Não te preocupes, este problema vai ser resolvido".
Fenerbahçe já estuda alternativa
No entanto, as novidades não se ficam por aqui. O jornal turco Fanatik acrescenta que o Fenerbahçe já terá começado a 'sondar' o mercado de transferências de verão em busca de uma alternativa para as alas do ataque, e terá mesmo referenciado Takefusa Kubo como um nome a ter em conta.
O internacional japonês estará à procura de abandonar a Real Sociedad, e terá sido 'oferecido' à equipa orientada pelo treinador português José Mourinho através de intermediários. No entanto, obrigaria a um esforço financeiro ainda maior, visto que o seu passe está avaliado em 30 milhões de euros.
O jogador de 24 anos de idade, recorde-se, passou pelos escalões de formação de Barcelona e Real Madrid, mas não conseguiu colocar em prática o potencial que lhe era augurado, pelo que, em 2022, foi vendido pelos merengues aos bascos, por 6,5 milhões de euros.
Leia Também: João Félix não foi o único. Benfica falha 'Operação Regresso a Casa'