O Benfica continua muito ativo no mercado de transferências, tendo já investido mais de 75 milhões de euros na chegada de reforços. No entanto, e apesar de parecer ter acertado nas contratações de Enzo Barrenechea, Richard Ríos ou Franjo Ivanovic, a direção liderada por Rui Costa falhou redondamente na 'Operação Regresso a Casa'. João Félix, claro está, é o caso mais gritante, mas há mais nomes que, afinal, não vão voltar, para já, ao Benfica.
Para além do avançado português, que deu primazia ao Al Nassr, de Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus, depois de semanas e semanas de negociações com o Benfica e de ter, inclusive, vindo a público afirmar que estava "inclinado" para voltar à Luz, Victor Lindelof e Nélson Semedo foram outros jogadores cujo regresso ao Benfica terá estado em cima da mesa.
No entanto, nem o lateral português nem o defesa central sueco vão ser reforços do Benfica para esta nova temporada 2025/26, que entretanto já arrancou - e da melhor maneira para as águias, com três vitórias em outros tantos jogos.
Nélson Semedo até vai regressar à Luz no próximo dia 27 de agosto, na 2.ª mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões, mas na qualidade de jogador... do Fenerbahçe. O internacional português de 31 anos terminou contrato com os ingleses do Wolverhampton em junho e ficou na condição de jogador livre.
Esta situação abriu a janela de um eventual regresso ao Benfica, depois de ter saído no verão de 2017 para o Barcelona (a troco de 35,7 milhões de euros), mas o seu elevado salário terá sido o grande entrave para voltar a vestir, no imediato, a camisola das águias, segundo relatos da imprensa desportiva.
No entanto, o Benfica não deixou de reforçar a lateral direita e foi buscar Amar Dedic ao RB Salzburgo a troco de 12 milhões de euros. O internacional bósnio foi titular nos três primeiros jogos desta nova temporada e deixou bons apontamentos, nomeadamente no capítulo ofensivo.
Lindelof mais longe
O caso de Victor Lindelof é distinto. O internacional sueco também terminou recentemente contrato com o Manchester United de Ruben Amorim, de quem foi colega de equipa no Benfica, curiosamente, mas ainda não arranjou um novo clube para prosseguir carreira.
No entanto, nos últimos dias foi associado, pelo jornalista alemão Florian Plettenberg, ao Bayer Leverkusen, estando agora com via aberta para outro... reencontro. Neste caso com Erik ten Hag, treinador neerlandês com quem se cruzou em Old Trafford e que tem a complicada missão de suceder a Xabi Alonso, que entretanto assumiu o comando técnico do Real Madrid.
🆕 Victor #Lindelöf is being discussed at Bayer 04 Leverkusen.
— Florian Plettenberg (@Plettigoal) August 11, 2025
They value his experience and leadership qualities. The 31 y/o centre-back is a free agent. Erik ten Hag knows him very well. #MUFC
Independently of that, Leverkusen are in the process of finalising the transfer… pic.twitter.com/RTqZY5IYBM
Aos 31 anos, Victor Lindelof estava na agenda de Rui Costa e Bruno Lage pelo facto de ser um jogador com passado assinalável no Benfica e por trazer experiência à equipa. No entanto, a renovação de contrato com o capitão Nicolás Otamendi, que fica na Luz por mais uma época, terá 'congelado' a opção pelo internacional sueco que ao serviço das águias ganhou três campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido Oliveira.
Bernardo Silva e Ederson fora de rota
A imprensa desportiva também chegou a avançar com os eventuais regressos de Ederson ou Bernardo Silva, mas tal nunca deverá ter sido ponderado pela direção encabeçada por Rui Costa.
O guardião brasileiro prepara-se para assinar um contrato milionário com os turcos do Galatasaray, ao passo que o internacional português só pensa em voltar ao Benfica a partir do próximo ano, de 2026, tal como o seu pai explicou, em 2023, em entrevista à Renascença.
ADN Seixal presente
Apesar de falhar a contratação de jogadores que passaram pela formação - Lindelof foi contratado para integrar os sub-19 em 2012 -, o plantel às ordens de Bruno Lage não deixa de contar com 'ADN Seixal'.
Afinal de contas, são vários os jogadores da 'casa' que estão ao dispor do treinador das águias. Para lá dos já afirmados António Silva, Tomás Araújo e Florentino Luís, também Samuel Soares, Leandro Santos, Gonçalo Oliveira, Joshua Wynder, João Rego, João Veloso, Rafael Luís, Diogo Prioste, Tiago Gouveia e Henrique Araújo contam com o 'carimbo' da formação encarnada.
Leia Também: "Mourinho vai aproveitar tudo o que Lage diga para motivar o Fenerbahçe"