Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Detida em protesto em São Petersburgo sobrevivente do cerco a Leningrado

Autoridades russas prenderam uma idosa que estava com dois cartazes numa manifestação em São Petersburgo.

Notícias ao Minuto

23:13 - 02/03/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

As autoridades russas detiveram, esta semana, uma idosa que estava com dois cartazes numa manifestação em São Petersburgo. Chama-se Elena Osipova, conhecida no país por ser uma sobrevivente do cerco militar a Leningrado pelas tropas alemãs, durante a II Guerra Mundial.

O vídeo, que pode ver acima, mostra a idosa, de 77 anos, segundo o The Guardian,  com cartazes que dizem: "Não à guerra" e "Não às armas nucleares em todo o mundo".

É aí que os intitulados OMON - polícia controlada pelo regime de Vladimir Putin - se aproximam dela e a detêm.

Notícias recentes dão conta de outras detenções por protestos. Crianças entre os sete e os 11 anos terão sido detidas por estarem a participar numa manifestação antiguerra, na Rússia.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. 

O presidente russo, Vladimir Putin, justificou a "operação militar especial" na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

Leia Também: Procurador do TPI confirma investigação aos crimes de guerra russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório