Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Macron "lado a lado" com russos que não querem "esta guerra desprezível"

O presidente francês Macron disse também "aplaudir a coragem do povo da Ucrânia que resiste sob fogo cruzado" e afirmou que Zelensky é "o rosto da honra, liberdade e coragem".

Macron "lado a lado" com russos que não querem "esta guerra desprezível"

O presidente da França, Emmanuel Macron, dirigiu-se, esta quarta-feira, aos cidadãos russos que “não querem que esta guerra desprezível seja travada em seu nome” e que “defendem corajosamente a paz” dentro e fora da Rússia.

“Hoje estamos lado a lado com todos os russos que não querem que esta guerra desprezível seja travada em seu nome", começou por escrever o chefe de Estado francês, dirigindo-se aos que "defendem corajosamente a paz com espírito de responsabilidade e mostram isso na Rússia e no exterior”.

A publicação, publicada na rede social Twitter, foi escrita em russo.

Numa outra publicação, desta vez escrita em ucraniano, Macron disse “aplaudir a coragem do povo da Ucrânia que resiste sob fogo cruzado” e dirigiu ao presidente Volodymyr Zelensky “o apoio fraterno da França”. “Ele é agora o rosto da honra, liberdade e coragem”, frisou.

Ainda esta quarta-feira, o presidente francês condenou, em conferência de imprensa, as "mentiras" e "ofensas" do regime russo acerca do nazismo na Ucrânia.

“Não há tropas nem bases da NATO na Ucrânia. São mentiras. A Rússia não foi agredida, a Rússia é o agressor. Esta guerra é ainda menos, como a propaganda nos quer fazer querer, uma luta contra o nazismo. É uma mentira, um insulto à história da Rússia e da Ucrânia, à memória das nossas gerações que combateram lado a lado contra o nazismo", afirmou.

Recorde-se que na passada quinta-feira, a Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia. Segundo os últimos dados, mais de dois mil civis ucranianos morreram desde então e cerca de um milhão de pessoas abandonaram o país.

Leia Também: "A guerra na Europa já não é uma coisa dos manuais escolares", diz Macron

Recomendados para si

;
Campo obrigatório