Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Seis garimpeiros morreram soterrados em minas de ouro em Moçambique

Seis garimpeiros, quatro zimbabueanos e dois moçambicanos, morreram na última semana, soterrados em minas de ouro no distrito de Manica, província com mesmo nome, centro de Moçambique, durante um temporal, disse hoje à Lusa fonte policial.

Seis garimpeiros morreram soterrados em minas de ouro em Moçambique
Notícias ao Minuto

14:15 - 17/03/14 por Lusa

Mundo Temporal

Os garimpeiros morreram em dois acidentes separados, em minas próximas, na região de Ganhira, posto administrativo de Mavonde (Manica), na linha fronteiriça entre Moçambique e Zimbabué, quando a terra cedeu e tapou os poços onde se encontravam a escavar.

"Eram 16 horas do dia 11 de março e havia um temporal, com muita chuva, o que supomos tenha sido a causa do acidente, por desmoronamento de terra", disse à Lusa Vasco Matusse, porta-voz do comando da Polícia em Manica.

Recentemente, um outro garimpeiro morreu soterrado na mesma região, muito frequentada por estrangeiros e nacionais para extração ilegal de ouro, que, geralmente, é comprado e contrabandeado por cidadãos estrangeiros, provenientes do corno de África e da Ásia.

Contactos estão em curso com as autoridades zimbabueanas, disse Vasco Matusse, para a identificação das famílias e transladação dos corpos, ainda não reclamados no Hospital Distrital de Manica.

Este foi o segundo maior acidente fatal que envolve zimbabueanos, após a morte, em 2006, de 16 garimpeiros daquele país, atingidos por um temporal na região de Chimanimani, durante uma ação de mineração artesanal ilegal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório