Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Luanda vai distribuir 400 motorizadas para recolha de lixo porta a porta

O governo da província de Luanda vai distribuir a todos os municípios 400 motorizadas e outros meios para a limpeza pública e recolha de resíduos sólidos da cidade capital angolana, informa um comunicado do órgão. 

Luanda vai distribuir 400 motorizadas para recolha de lixo porta a porta
Notícias ao Minuto

18:29 - 04/06/21 por Lusa

Mundo Lixo

O documento refere que as primeiras 28 motorizadas serão entregues este sábado a cooperativas dos municípios de Viana e Talatona. 

Esta entrega, adianta ainda a nota, está relacionada com a estratégia do Governo da Província de Luanda, no domínio da recolha porta a porta, da recolha seletiva e de apanha (catação) do lixo. 

Sete empresas começaram no final de março a assegurar a limpeza de nove municípios de Luanda, para tentar remover o lixo que se foi acumulando, de forma descontrolada, nas ruas da capital desde finais do ano passado, quando o governo de Luanda suspendeu os contratos com as empresas de recolha por incapacidade de pagar a dívida, provocando o desagrado dos munícipes e receios quanto à propagação de doenças, devido aos riscos para a saúde pública. 

O problema só começou a ser resolvido depois da abertura de um concurso, em fevereiro deste ano, para selecionar novos operadores, e do lançamento de uma operação de emergência em abril coordenada pelo Governo central e em que participam mais de uma dezena de empresas de construção, de forma voluntária. 

Entretanto, um despacho da governadora de Luanda, Joana Lina, dá conta que os contratos celebrados entre o Governo provincial e as operadoras de limpeza e recolha de resíduos sólidos terminam este ano, passando os serviços a ser assegurados pela Comissão Administrativa da Cidade de Luanda e administrações municipais, a partir de 2022. 

Leia Também: Conferência empresarial à margem da cimeira da CPLP depende da pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório