Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Urânio enriquecido no Irão é quase 16 vezes superior ao limite acordado

O Irão detém uma quantidade de urânio enriquecido quase 16 vezes superior ao limite autorizado pelo acordo nuclear de 2015, segundo um relatório da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Urânio enriquecido no Irão é quase 16 vezes superior ao limite acordado
Notícias ao Minuto

20:03 - 31/05/21 por Lusa

Mundo Urânio

A estimativa da AIEA, que esclarece não ter conseguido apurar o total, indica que a quantidade de urânio enriquecido detido pelo Irão atingiu 3.241 quilos, quando o limite estava fixado e 202,8 quilos, segundo o relatório consultado hoje pela France-Presse.

Esta quantidade de urânio enriquecido acumulado pelo Irão é já quase 16 vezes superior ao limite autorizado pelo acordo de 2015.

O responsável máximo da AIEA, Rafael Grossi, manifesta ainda, no documento, a sua preocupação sobre vários locais não declarados no Irão e pelo facto de as discussões técnicas entre Teerão e aquela agência "não terem produzido os resultados esperados".

As reuniões, iniciadas em abril, tinham em vista esclarecer a possível presença de material nuclear em diversos locais, mas "a sua localização atual não é conhecida pela agência", refere o documento.

No relatório anterior, de fevereiro, a autoridade nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) mencionava, sem especificar, um desses locais - um armazém no distrito de Turquzabad, na província de Teerão.

Agora, o relatório refere três locais no total e menciona um quarto para o qual "o Irão não respondeu às perguntas da agência".

O regime de Teerão tem vindo gradualmente a incumprir com os seus compromissos nucleares, desde 2019, em resposta ao restabelecimento de sanções pelos Estado Unidos, ainda sob a administração de Donald Trump.

Atualmente, decorrem em Viena, na sede da AIEA, negociações para o regresso dos Estados Unidos ao acordo, destinado a evitar que aquela República islâmica consiga tornar-se numa potência nuclear.

Leia Também: Irão duvida que negociações nucleares fiquem concluídas na ronda em curso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório