Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Assembleia de Ceuta condena incidentes contra visita de Abascal

A assembleia regional do enclave espanhol de Ceuta condenou hoje os incidentes ocorridos na noite de segunda-feira na cidade na sequência dos protestos contra a visita do presidente do partido de extrema-direita Vox, Santiago Abascal.

Assembleia de Ceuta condena incidentes contra visita de Abascal
Notícias ao Minuto

14:59 - 25/05/21 por Lusa

Mundo Migrações

O presidente da cidade, Juan Jesús Vivas, do Partido Popular (direita), numa declaração institucional depois de uma reunião extraordinária dos líderes dos grupos partidários no parlamento regional, a que faltaram os representantes do Vox, condenou "veementemente" os acontecimentos "violentos" que resultaram em dois detidos e sete agentes da polícia feridos após o arremesso de pedras.

Entretanto, as forças de segurança estão a tentar identificar os desordeiros através do visionamento das câmaras de videovigilância, com especial atenção para as pessoas que tentaram aceder ao hotel onde o líder do Vox estava hospedado, assim como aqueles que partiram as janelas de vários veículos da polícia e esmagaram o mobiliário urbano durante as cargas da polícia.

Os desordeiros causaram danos em diferentes zonas nas imediações do hotel onde Santiago Abascal estava hospedado, inclusive na imagem de um Cristo perto do estabelecimento hoteleiro, segundo fontes da polícia citados ela agência espanhola Efe.

Os incidentes começaram por volta das 21:30 (20:30 em Lisboa) na segunda-feira, quando um grupo de cerca de 50 pessoas tentou aceder à força ao hotel em Ceuta onde o presidente da Vox estava hospedado, e terminaram cerca de uma hora mais tarde.

A representação do Governo central espanhol em Ceuta proibiu uma concentração pedida pelo Vox que deveria ter tido lugar na tarde de segunda-feira, alegando possíveis riscos de segurança, dada a situação que a cidade tem vindo a viver na última semana com a entrada de milhares de migrantes.

Na altura Santiago Abascal acusou o PSOE (Partido Socialista espanhol), a principal formação partidária do Governo de coligação em Madrid, de agir como uma "máfia corrupta" para "restringir os direitos fundamentais" e proibir o ato público que tinha planeado realizar e que teve de mudar para uma conferência de imprensa num hotel.

O PSOE de Ceuta lamentou hoje os incidentes ocorridos na cidade e assegurou que eles "não são mais do que o fruto da constante provocação" dos líderes dos Vox.

Ceuta está a voltar gradualmente à normalidade depois da entrada de mais de 8.000 migrantes de forma ilegal no início da semana passada.

Leia Também: 800 menores marroquinos ainda em Ceuta aguardam resolução da sua situação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório