Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: 528 óbitos no Brasil. Empresas a pagar parte da luz e água?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 528 óbitos no Brasil. Empresas a pagar parte da luz e água?

Esta segunda-feira, no mesmo dia em que entram em vigor novas regras relativamente à testagem, os membros do Governo começaram a receber as primeiras doses da vacina, tendo já sido inoculados o primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Saúde, Marta Temido.

Portugal regista atualmente 15.411 mortes associadas ao novo coronavírus e 785.059 casos de contágio confirmados por teste laboratorial. Esta segunda-feira, foram reportadas 90 mortes e 1.303 novos casos. Os concelhos em risco extremo caíram para quase metade.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:


SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h51 - Bruxelas lança programa dedicado às mutações do vírus da Covid-19. A Comissão Europeia vai lançar na quarta-feira um programa para estudar as mutações do vírus da Covid-19, revela a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa entrevista ao jornal Les Echos a ser publicada na terça-feira.

23h33 - Centenas de portugueses retidos no Brasil, repatriamento em estudo. Centenas de portugueses retidos no Brasil querem regressar ao país. De acordo com a Embaixada de Portugal no Brasil, está a ser estudada uma operação para repatriar estes cidadãos nacionais, adiantou, esta segunda-feira, a RTP.

23h15 - "O nacionalismo da vacina não faz sentido". A nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, que foi esta segunda-feira nomeada para chefiar a Organização Mundial do Comércio (OMC), alertou para um "nacionalismo da vacina", que poderá retardar o processo de acabar com a pandemia global.

22h43 - SINTTAV quer empresas a pagar parte da luz e água. O Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual exige legislação que defina como deve ser calculado o aumento do consumo de eletricidade e água em teletrabalho e que o apoio à família contemple pais em teletrabalho com filhos pequenos.

22h42 - Israel bloqueia entrada das primeiras vacinas na Faixa de Gaza. Israel bloqueou a entrada das primeiras vacinas contra a Covid-19 no enclave da Faixa de Gaza, denunciou hoje a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), que tratou de todo o processo.

21h55 - Madeira regista 72 novos casos e um total de 1.595 infeções ativas. A Madeira registou hoje 72 novos casos de Covid-19, todos de transmissão local, 109 recuperações e 300 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 1.595.

21h30 - Brasil notifica 528 óbitos e 32.197 novos contágios num dia. Autoridades de Saúde brasileiras contabilizam, desde o início da pandemia no país, mais de 239 mil mortes associadas à doença e mais de 9,8 milhões de casos de contágio confirmados.

20h49 - Número de funcionários públicos subiu. Hospitais e escolas 'lideram'. O número de trabalhadores da administração pública atingiu 718.823 em dezembro, um aumento de 19.792 face ao período homólogo, devido sobretudo ao crescimento do emprego nos hospitais e nas escolas, segundo as estatísticas oficiais divulgadas hoje.

20h48 - Ensino a distância faz aumentar audiência das aulas na TV. O regresso do ensino a distância fez aumentar as audiências das emissões em direto na RTP Memória das aulas do #EstudoEmCasa, mas os números estão aquém dos registados no ano letivo passado.

20h47 - Escolas de acolhimento serviram 37 mil refeições diárias. Cerca de 37 mil refeições diárias foram servidas durante a semana passada nas escolas de acolhimento, que se mantêm abertas durante o novo confinamento, e que receberam cerca de 12.500 alunos.

20h36 - Enfermeira luso-descendente entre os profissionais que ajudam Portugal. A equipa médica francesa vai permanecer no país pelo menos durante 15 dias, tendo sido 'destacada' para o Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Notícias ao Minuto Além de Sandra Fleury, vieram ao auxilio de Portugal as enfermeiras Sandrine Kaumont, Isabelle Kulyk e a médica Bérengère Nion© Getty Images

19h13 - Governo agradece ajuda médica francesa. "Sinal vivo de Europa solidária". O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde agradeceu hoje a ajuda do Governo francês com a disponibilização de uma médica e três enfermeiras que vão ajudar na prestação de cuidados intensivos no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

19h08 - Todos os utentes recuperados em lar de Mogadouro. Os atuais 73 utentes do Lar da Misericórdia de Mogadouro foram dados como "curados" da infeção por SARS-CoV-2, após 11 óbitos devido à covid-19, disse hoje o provedor da instituição.

18h46 - França notifica 4.376 casos e ultrapassa as 82 mil óbitos. A França registou esta segunda-feira mais 4.376 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo as autoridades sanitárias, um número muito inferior ao reportado na véspera (16.546), sendo que na segunda-feira o registo diário pode ser mais baixo por causa de subnotificação ao fim de semana. O número total de mortes aumentou esta segunda-feira para 82.226.

18h19 - Petição para vacinar todos os médicos já com mais de nove mil assinaturas. Bastonário da Ordem dos Médicos, o primeiro subscritor deste abaixo-assinado lançado na semana passada, sublinhou que não vacinar um médico é "expô-lo a um risco acrescido de contágio", prejudicando consequentemente os doentes.

18h18 - Fevereiro regista média diária de 39 mil testes. O mês de fevereiro regista até ao momento uma média diária de cerca de 39 mil testes de rastreio ao novo coronavírus, adiantou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre o processo de vacinação.

18h16 - Vacina da Pfizer reduz casos assintomáticos em 94%, diz estudo israelita. O maior estudo alguma fez feito em Israel, recorrendo a 1,2 milhões de israelitas, mostra ainda que a vacina da Pfizer reduz em 92% a possibilidade de desenvolver doença grave após infeção.

17h49 - Espanha reporta 30.251 infeções e 702 óbitos desde sexta-feira. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta segunda-feira, um acréscimo de 30.251 casos de contágio ao balanço total, sendo que hoje são contabilizados os casos de sexta-feira anterior até domingo. As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 702 pessoas no mesmo período de tempo, segundo o reportado pelas comunidades.

17h28 - Já foram administradas mais de 529 mil doses em Portugal.

17h19 - Portugal entre países europeus com mais excesso de mortalidade no início do mês. Portugal, juntamente com Holanda e Espanha, era um dos países europeus que, no início de fevereiro, tinha "substancial excesso de mortalidade" relacionado com a pandemia de Covid-19, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

Num relatório de avaliação de risco hoje divulgado, o ECDC aponta que, na semana de 1 a 7 de fevereiro, Estados-membros da União Europeia (UE) como Portugal, Holanda e Espanha tinham um "substancial excesso de mortalidade, enquanto noutros países os níveis de mortalidade eram normais".

17h17 - Simulador de vacinação com dificuldades em utentes sem cartão de cidadão. O simulador 'online' para o processo de consulta das listas de vacinação contra a Covid-19 já está a funcionar desde domingo, mas denota "algumas dificuldades" no tratamento dos dados de utentes sem cartão de cidadão.

16h57 - Itália notifica 258 óbitos e menor n.º de casos ativos desde novembro. Itália contabiliza agora um total de 2.729.223 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro. O número total de mortes é agora de 93.835, o segundo maior número de mortes na Europa e sexto maior no mundo.

16h41 - OMS aprova vacina de Oxford/AstraZeneca para uso emergencial. A vacina poderá, assim, chegar aos países menos desenvolvidos através do programa COVAX, da Organização Mundial de Saúde.

16h21 - Polícia italiana multou mais de 6.500 pessoas na semana passada. De 8 a 14 de fevereiro, as autoridades italianas multaram 6.584 pessoas e 447 titulares de estabelecimentos, em operações de fiscalização no âmbito do combate à pandemia.

16h20 - Alemanha volta a justificar controlo nas fronteiras face às críticas. O Governo alemão voltou hoje a justificar a decisão de garantir um maior controlo nas fronteiras com a Áustria e República Checa, face às fortes restrições e críticas de países vizinhos e associações empresariais.

16h19 - Reino Unido regista menos de 10 mil novos contágios. O Departamento da Saúde e da Assistência Social do Reino Unido revelou esta segunda-feira que foram detetados 9.765 novos casos de contaminação por coronavírus e morreram 230 pessoas no último dia. Em termos acumulados, o Reino Unido contabiliza 4.047.843 casos confirmados e 117.396 vítimas mortais.

16h12 - Portugal desce em média diária de casos por milhão de habitantes. Portugal voltou a descer em números de casos de contágio pelo novo coronavírus por milhão de habitantes nos últimos sete dias, encontrando-se no vigésimo lugar na lista dos países em pior situação, segundo o site ourworldindata. Em baixo, um mapa da evolução do novos casos desde o início da pandemia, da mesma plataforma.

16h11 - Testes rápidos com procedimentos para garantir rapidez nos resultados. Uma nova circular estabelece os procedimentos para a realização de testes rápidos de Covid-19 para garantir que os resultados são obtidos e comunicados de forma célere e permitir uma rápida implementação das medidas de saúde adequadas.

16h09 - Concelhos em risco extremo caem para quase metade. Há 119 concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, de acordo com o relatório epidemiológico, cerca de metade face há uma semana - altura em que eram 219 os concelhos nesta situação.

16h02 - Quarentena em hotéis britânicos. Para evitar a importação de casos com novas variantes com mutações contra as quais as vacinas possam ser menos eficazes, o Reino Unido começou hoje um regime de quarentena controlado, em que os viajantes de 33 países do sul de África e da América do Sul terão de passar, às suas custas, 10 dias em hotéis determinados pelas autoridades.

Notícias ao Minuto Viajante acena a partir da janela do Radisson Blu Hotel, no Aeroporto de Heathrow.© REUTERS/Hannah McKay

15h45 - Número de internados desceu em mais de 2 mil camas desde o início do mês. O número de internados em enfermaria é agora de 4.832, uma redução de 2.037 camas ocupadas em relação a 1 de fevereiro, quando havia 6.869 hospitalizados (o máximo neste indicador em Portugal desde o início da pandemia). O número de doentes nos cuidados intensivos (UCI) passou de 865, no dia 1 de fevereiro, para 784, esta segunda-feira, um número que também tem mostrado alguma descida, ainda que com flutuações. Recorde-se que o ideal para o país, segundo os especialistas, seria uma ocupação de menos de 300 camas em UCI.

15h38 - Número de casos ativos a descer consecutivamente há 15 dias. O número de casos ativos é atualmente 102.794, o menor número desde 9 de janeiro (102.406). Sublinhe-se que este indicador está a descer de forma consecutiva desde 1 de fevereiro.

15h30 - Principais indicadores a descer em Portugal. O número de óbitos hoje anunciado (90 óbitos) fica abaixo de 100 pela primeira vez desde 7 de janeiro (97 óbitos), ao passo que o número de novos casos de contágio é o menor desde 26 de dezembro (1.214).

15h26 - Portugal regista mais 90 mortos e 1.303 novos casos de Covid-19. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 90 mortes e 1.303 novos casos de Covid-19, informou esta segunda-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). O país contabiliza agora 15.411 mortes associadas ao novo coronavírus e 785.059 casos de contágio confirmados por teste laboratorial.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Ministra da Saúde tomou 1.ª dose. Uso obrigatório de FFP2? Não

Recomendados para si

;
Campo obrigatório