Meteorologia

  • 13 JUNHO 2021
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 29º

Edição

OMS aprova vacina da AstraZeneca para uso emergencial

Vacina da Oxford/AstraZeneca é mais barata e de mais fácil distribuição. "Ainda precisamos de aumentar a produção", indicou hoje o diretor-geral da OMS.

OMS aprova vacina da AstraZeneca para uso emergencial

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, esta segunda-feira, que aprovou a utilização de emergência de duas versões da vacina Oxford-AstraZeneca no combate à Covid-19, alargando o acesso à vacina a países menos desenvolvidos através do programa Covax, o mecanismo que a OMS criou para uma distribuição equitativa de vacinas para combater o novo coronavírus.

Através de comunicado, a organização de Saúde das Nações Unidas indicou que uma das vacinas é produzida na Coreia do Sul pela SkBio e a outra na Índia, pelo Serum Institute.

As duas empresas, disse, estão a produzir a mesma vacina, mas como são feitas em locais diferentes foram necessárias duas revisões e aprovações.

"Agora já temos todas as peças no lugar para a rápida distribuição das vacinas. Mas ainda precisamos de aumentar a produção", indicou hoje o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Esta aprovação por parte da OMS chega dias depois do parecer divulgado pelo Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE, na sigla em inglês), que recomenda a vacina para pessoas com 65 ou mais anos e indica que esta pode também ser usada em países com a variante sul-africana.

A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, em conjunto com a AstraZeneca, tem a seu favor o facto de ser mais barata e mais fácil de distribuir do que as outras disponíveis no mercado, incluindo a da Pfizer/BioNTech, que já faz parte da lista de fármacos aprovados pela OMS.

Leia Também: AO MINUTO: OMS aprova vacina da AstraZeneca para uso emergencial

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório