Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Petição para vacinar todos os médicos já com mais de nove mil assinaturas

Bastonário da Ordem dos Médicos, o primeiro subscritor deste abaixo-assinado lançado na semana passada, sublinhou que não vacinar um médico é "expô-lo a um risco acrescido de contágio", prejudicando consequentemente os doentes.

Petição para vacinar todos os médicos já com mais de nove mil assinaturas
Notícias ao Minuto

18:11 - 15/02/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) informou, esta segunda-feira, que a petição pela vacinação contra a Covid-19 de todos os médicos ultrapassou, durante o fim de semana, as nove mil assinaturas.

Em comunicado, a OM lembra que o plano de vacinação contra o novo vírus já arrancou há um mês e meio e que, apesar dos profissionais de saúde terem sido considerados como o primeiro grupo prioritário, "muitos médicos continuam por vacinar, enquanto se assiste ao arranque da vacinação noutros grupos que não estavam inicialmente previstos".

Para a OM, esta situação "é inaceitável e representa também um entrave no acesso dos doentes a cuidados de saúde". Mais, para a Ordem, o presente plano de vacinação português não cumpre as prioridades de definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Comissão Europeia, "que foram também assumidas pela Direção-Geral da Saúde".

"Não vacinar o médico é expô-lo a um risco acrescido de contágio, mas é também impedir que, em caso de infeção ou contacto de alto risco, os doentes desse mesmo médico tenham as suas consultas, exames ou cirurgias. Não vacinar um médico pode prejudicar os seus doentes por verem os seus cuidados de saúde interrompidos", declara, na referida nota o bastonário Miguel Guimarães, acrescentando que, ainda assim, acredita que "com a nova coordenação da task force será possível voltar a colocar o plano no bom caminho".

Em relação à população mais velha, a petição sublinha que o grupo dos cidadãos com 80 ou mais anos de idade devem ser também prioritários, "por serem aqueles em que a taxa de mortalidade por Covid-19 é inequivocamente mais elevada (cerca de 14%)".

"Pedimos respeito, rigor, transparência e equidade no processo de vacinação. Vacinar todos os médicos, de acordo com as prioridades definidas a nível nacional e internacional, é uma questão de ética e de justiça. Preservar a saúde de quem tem o dever e a competência de salvar vidas é defender o interesse público e a saúde do país”, insiste a petição, sublinhando que deve ser corrigida o quanto antes "a condução política errática e em ziguezague do dossier das vacinas Covid-19".

Leia o abaixo-assinado na íntegra aqui.

É de recordar que, esta segunda-feira, a ministra da saúde, Marta Temido, divulgou o mais recente balanço sobre a vacinação contra o novo vírus em Portugal, informando que 2,02% da população portuguesa no Continente já foi vacinada, incluindo, profissionais de saúde, residentes e profissionais em lares, profissionais de serviços essenciais e alguns titulares de órgãos de soberania.

Leia Também: Portugal já recebeu 694.800 doses da vacina contra a Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório