Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Bruxelas lança programa dedicado às mutações do vírus da covid-19

A Comissão Europeia vai lançar na quarta-feira um programa para estudar as mutações do vírus da Covid-19, revela a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa entrevista ao jornal Les Echos a ser publicada na terça-feira.

Bruxelas lança programa dedicado às mutações do vírus da covid-19
Notícias ao Minuto

23:48 - 15/02/21 por Lusa

Mundo SARS-CoV-2

Denominada 'Hera incubator', o novo programa "reunirá laboratórios, autoridades sanitárias, cientistas e a Comissão Europeia, com fundos significativos dedicados", afirmou, sem especificar os montantes.

"A partir de agora, e paralelamente aos esforços para as atuais vacinas, devemos ajudar os industriais a desenvolver capacidades de produção" de vacinas "de segunda geração", acrescentou na entrevista, explicando que "estas mutações [do vírus responsável pela covid-19] são muito preocupantes".

Bruxelas já tinha anunciado a sua intenção de lançar uma nova agência europeia, a Health Emergency Response Authority (HERA), para combater futuras pandemias e para melhorar a coordenação entre os 27 Estados-Membros.

Relativamente à comercialização de novas vacinas que podem responder melhor às variantes da covid-19, a comissária europeia da Saúde anunciou no domingo que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) iria acelerar o procedimento de autorização.

Nesta entrevista ao Les Echos, a presidente do executivo europeu apela também ao "desenvolvimento de parcerias mais sistemáticas entre laboratórios, com uma partilha controlada de licenças".

Leia Também: AO MINUTO: 528 óbitos no Brasil. Empresas a pagar parte da luz e água?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório