Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 21º

"Não queremos ser um peso para a UE, mas uma vantagem"

O primeiro-ministro turco reafirmou hoje a vontade daquele país em aderir à União Europeia, enquanto os presidentes da Comissão e do Conselho Europeu sublinharam que Ancara deve prosseguir as reformas necessárias e que as conversações vão continuar.

"Não queremos ser um peso para a UE, mas uma vantagem"
Notícias ao Minuto

15:31 - 21/01/14 por Lusa

Mundo Tayyip Erdogan

"A Turquia tem sido bastante diligente no cumprimento das reformas, apesar do nosso esforço experimentámos três anos de estagnação neste processo [de negociação], abrimos um novo capítulo em novembro de 2013 com as negociações para a liberalização de vistos e em dezembro assinámos o acordo de readmissão, uma série de progressos que mostram que o processo de adesão da Turquia está a avançar", afirmou o chefe do governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

O primeiro-ministro turco falava durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, no final de uma visita a Bruxelas.

Erdogan considerou que a adesão da Turquia à comunidade europeia será "um contributo positivo para a posição global da União Europeia" e para a tornar "uma economia mais forte na cena mundial".

"Não queremos ser um peso, mas uma vantagem", enfatizou o turco.

Por seu lado, José Manuel Durão Barroso classificou a União Europeia e a Turquia como "aliado próximos" e defendeu que a parceria deve ser "aprofundada", desde a "cooperação energética ao contra terrorismo".

Barroso exortou o governo turco a "continuar com as reformas estruturais" e disse esperar que o acordo de vistos e mobilidade para cidadãos turcos esteja finalizado em breve.

Já Rompuy reafirmou que o objetivo continua a ser a adesão da Turquia à União, mas que esse é um processo em contínuo, que precisa de ver respeitados "os critérios políticos" necessários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório