Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Pulverizar ruas não é eficaz. Brasil com mais de 15 mil mortos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Pulverizar ruas não é eficaz. Brasil com mais de 15 mil mortos

António Costa falou na sexta-feira ao país após a reunião do Conselho de Ministros onde salientou que as primeiras medidas de desconfinamento, tomadas há 15 dias, não aumentaram o número de infetados e mortos em Portugal. Por isso, "não há razão para retroceder medidas ou adiar [a] segunda fase"

sobre as praias, o primeiro-ministro revelou que vai existir um aplicação - 'Infopraia' - onde passará a estar disponível para cada praia uma informação com sinal amarelo, verde ou vermelho, que indicará que a praia está livre, com muita gente ou cheia. Estas 'reabrem' a 6 de junho e os jogos de bola e de raquetes estão proibidos. 

De acordo com o boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS), divulgado este sábado, Portugal contabiliza 28.810 casos de infeção e 1.203 óbitos associados à doença, tendo registado, nas últimas 24 horas, mais 13 mortes e 227 novos casos de infeção

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h00 -  Terminou aqui o acompanhamento AO MINUTO. Siga-nos amanhã pela fresca. E já sabe, qualquer sintoma (febre e tosse, principalmente), contacte a Linha de Saúde 24  através 808 24 24 24. 

23h40 - PSP fez nota de que marcou presença no pequeno evento noturno levado a cabo pelo humorista Bruno Nogueira, em conjunto com Nuno Markl, e com a presença de diversas personalidades, no âmbito do projeto 'Como é que o bicho mexe'. Em direto, no Instagram, estiveram 170 mil, um recorde de visualizações em Portugal. 

23h30 - As Autoridades de Saúde brasileiras contabilizam este sábado mais 816 mortes e mais 14.919 casos de infeção, o que faz aumentar o número total de mortos para 15.633  e o número de infetados para 233.142.

22h00 - A atriz Pilar Pellicer, que marcou a chamada época de ouro do cinema mexicano, morreu aos 82 anos, por complicações derivadas da Covid-19, anunciaram hoje as autoridades locais.

21h30 - O presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que os passageiros que chegarem à região vão poder optar pela realização de teste à partida, ou à chegada aos Açores, cumprir um prazo de quarentena voluntária ou regressar à origem.

21h00 -  O novo coronavírus já matou pelo menos 309.296 pessoas em todo o mundo desde que foi detetado em dezembro na China, de acordo com um relatório elaborado pela AFP e divulgado hoje às 19h00 TMG (20h00 em Lisboa).

Mais de 4.588.360 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da pandemia. Destes, pelo menos 1.618.800 foram considerados curados. 

20h30 - A secretária de Estado das Comunidades disse hoje à Lusa que a rede diplomática tem acompanhado portugueses retidos há mais de 75 dias em navios-cruzeiro, mas explicou que têm sido impedidos de sair pelo México e Estados Unidos.

20h01 - O futebolista colombiano Radamel Falcao, ex-FC Porto e atual avançado do Galatasaray da Turquia, criticou hoje o facto de serem impedidos os abraços nos festejos dos golos, como aconteceu no regresso à competição na Alemanha.

19h47 - Do Havai, nos Estados Unidos, chega-nos outra detenção. Desta feita, um jovem nova-iorquino, de 23 anos, que deveria estar a cumprir os 14 dias de quarentena obrigatória no arquipélago, mas que foi apanhado depois de ter publicado nas redes sociais fotografias na praia.

View this post on Instagram

A post shared by Tarique Peters (@tariquepeters) on May 13, 2020 at 1:05pm PDT

19h37 - Três homens acabaram detidos no passado dia 4 de maio depois de se fecharem num bar, em Estepona, Málaga, numa altura em que a província ainda estava na primeira fase de desconfinamento

19h29 - Pulverizar ou fumigar desinfetante nas ruas, como alguns países estão a fazer para combater a pandemia de Covid-19, não elimina o vírus e coloca riscos sanitários, advertiu hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

19h11 - O presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje que está a considerar retomar parcialmente a contribuição dos Estados Unidos para a Organização Mundial de Saúde (OMS), que suspendeu em abril.

18h36 - O rastreio efetuado pela Câmara de Vila Real a 163 professores e funcionários das escolas públicas do concelho detetou um caso positivo antes do regresso às aulas presenciais na segunda-feira, disse hoje o município.

18h23 - O número total de mortos em França, por causa da pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, aumentou hoje para 27.625, com mais 96 óbitos registados nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde francês.

17h54 - Alguns restaurantes nos Estados Unidos começaram a cobrar "sobretaxa Covid". Os clientes mostraram-se indignados, mas os restaurantes defendem que os produtores aumentaram os preços.

17h48 - Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em várias cidades da Alemanha contra as restrições impostas pelo governo para travar o contágio do novo coronavírus, segundo a polícia e organizadores dos protestos.

Notícias ao Minuto© Getty Images

17h32 - O Tribunal Judicial Comarca dos Açores considerou hoje que a privação da liberdade dos cidadãos está "fora do âmbito de competências" dos órgãos próprios das Regiões Autónomas, sendo exclusiva da Assembleia e Governo da República.

17h26 - Este cão é a nova estrela da quarentena após obrigar jornalista a parar direto. Brody queria atenção e nem o trabalho do dono o impediu de a obter. Fique com as hilariantes imagens.

17h10 - O plano de retoma progressiva da competição da Liga Portuguesa de Futebol prevê um máximo de 185 pessoas nos estádios durante os jogos e um espaço para a monitorização da temperatura corporal para o acesso à zona técnica.

16h57 - Itália registou nas últimas 24 horas mais 153 mortos e mais 875 casos. Num total de 31.763 e 224.760 infetados. Há ainda 10.400 pacientes hospitalizados com sintomas, 775 nos cuidados intensivos.

16h45 - Sem estado de emergência, "teriam morrido 300 mil pessoas", diz primeiro-ministro espanhol. Se tivéssemos tentado a imunidade de grupo "a infeção poderia ter chegado a 30 milhões de espanhóis e poderia ter custado a vida a 300 mil pessoas. Ou talvez mais porque teria colapsado o sistema de saúde. Devemos ter muito em conta estas lições", explicou Pedro Sánchez.

16h27 - A ministra da Saúde assumiu hoje poder haver informação a "alinhar" com a Ordem dos Enfermeiros, depois de esta contrariar o secretário de Estado quanto ao facto de todos os profissionais que contactaram com pessoas com Covid-19 terem sido testados.

16h19 - Experiência com luz negra mostrou como um vírus se espalha num restaurante. A televisão pública japonesa fez o teste e em 30 minutos toda a gente estava potencialmente contaminada.

16h07 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, garantiu hoje que Portugal "está muito atento" e a trabalhar de perto com as unidades pediátricas sobre a doença de Kawasaki, uma síndrome inflamatória que afeta crianças.

15h59 - O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sanchez, anunciou hoje que vai prolongar o estado de emergência no país durante "cerca de um mês", para que esteja ativo até ao final da última etapa do desconfinamento.

15h45 - Como lidar com o stress? E a separação? Ansiedade? A DGS deixou alguns conselhos.

15h32 - A Tailândia removeu a República Popular da China (incluindo Hong Kong e Macau) e a Coreia do Sul da lista de países estrangeiros definidos como zonas infetadas pela pandemia da Covid-19, informou hoje um organismo de turismo.

15h28 - A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que os trabalhadores das creches, dos lares e das unidades de cuidados continuados integrados já foram todos testados ou vão sê-lo nos próximos dias.

15h21 - Estádios vazios, máscaras e bolas desinfetadas. Eis a 'nova' Bundesliga. Veja esta fotogaleria e fique com as melhores imagens do regresso do futebol alemão.

Notícias ao Minuto© Getty Images

15h11 - O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que vai ser prolongada até o final do ano a isenção de taxas para instalação de esplanadas, com a possibilidade de maior espaçamento.

15h07 - Reino Unido registou mais 468 mortes nas últimas 24 horas. O registo diário de óbitos por Covid-19 no Reino Unido subiu este sábado, em relação a sexta-feira e o número total é agora de 34.466 vítimas mortais. Há ainda mais 3.451 casos, perfazendo 240.161 infetados

14h52 - O Mercado Municipal de Ovar reabriu hoje ao público apenas com produtos alimentares e num ambiente geral de satisfação, após dois meses de inatividade que foram "de fome" para alguns comerciantes e de "inovação no negócio" para outros.

14h47 - A Autoridade Marítima Nacional (AMN) anunciou hoje que vai estar nas praias "com um robusto dispositivo" constituído por elementos das capitanias, Polícia Marítima e estações salva-vidas para garantir que as pessoas "não adotem comportamentos de risco".

14h39 - A ministra da Saúde considerou hoje que o "lento retomar da vida social", a propósito da pandemia de covid-19, depende mais do "comportamento cívico das pessoas" e não da "instalação de uma sociedade policial, repressiva ou de medo".

14h37 - O novo coronavírusinfetou 4.549.100 pessoas em todo o mundo, pelo menos 307.321 das quais morreram, segundo um balanço com base em números oficiais feito pela agência AFP às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje.

14h08 - O Tribunal de Ponta Delgada deferiu um pedido de libertação imediata ('habeas corpus') feito por um queixoso, contra a imposição de quarentena em hotéis por parte do Governo dos Açores, disse hoje fonte judicial.

13h53 - Saiba quais são os cinco concelhos com mais casos de Covid-19 e, de acordo com os dados mais recentes da DGS, quantos há no seu.

13h36 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, admitiu hoje que não será fácil tornar os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para o verão de 2021, num evento global seguro face à pandemia de Covid-19.

13h20 - Acompanhe abaixo a conferência de imprensa da DGS e aqui os pontos mais importantes.

12h53 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou este sábado o boletim epidemiológico da Covid-19. Nas últimas 24 foram registados 227 novos casos e mais 13 mortes em Portugal. No total, o país contabiliza agora 28.810 casos e 1.203 vítimas mortais. No que toca a recuperações, verificou-se nova subida. O número de pessoas que recuperaram da doença e tiveram alta hospitalar cifra-se nas 3.822.

12h25 - Sr. José venceu a Covid-19. "Uma imagem vale mesmo mais que mil palavras..." É mais uma história de esperança em tempos de pandemia: o Sr. José, de 88 anos, venceu a Covid-19 e voltou curado ao lar onde reside. A história deste (bem-disposto) idoso foi partilhada no Facebook das Forças Armadas Portuguesas, este sábado.

12h01 - A Grécia decidiu antecipar a reabertura de restaurantes, cafés e grandes superfícies comerciais devido à evolução favorável da curva de infeção da Covid-19 no país.

11h41 - Os alunos do ensino secundário assim como as crianças das creches regressam na segunda-feira às escolas, depois de dois meses em casa devido a pandemia de Covid-19, que impôs novas regras de higienização e distanciamento social. Recorde aqui os principais acontecimentos na educação desde o início da pandemia.

11h24 - A Rússia anunciou um número recorde de mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, com o registo de 119 mortes, mas o número de novos casos de infeções caiu para o nível mais baixo em duas semanas.

11h20 - Já há dados de Espanha. O país vizinho registou 102 mortes nas últimas 24 horas, um dos valores mais baixos desde o início da pandemia da Covid-19. O número de vítimas é agora de 27.563. Quanto a infetados, registaram-se mais 539 em relação a ontem, perfazendo um total de 230.698 casos.

11h11 - Futuro de Little Portugal de Toronto em risco por causa da crise. Muito do pequeno comércio existente no Little Portugal de Toronto (imagem de arquivo) "não vai sobreviver à pandemia num futuro que nunca será normal", numa área que está a perder, pouco a pouco, a identidade portuguesa.

11h03 - Ex-Boca Juniors e River Plate diz ter vencido Covid-19 com... tangerinas. Hugo Gatti admite ter estado "às portas da morte". Saiba tudo aqui.

10h54 - Milhares de creches estão preparadas para reabrir sob condições atípicas, mas especialistas e educadores de infância concordam que o regresso das crianças é importante para elas e para as famílias, apesar dos constrangimentos.

10h45 - A Basílica de São Pedro, no Vaticano, volta a abrir as portas aos fiéis a partir da próxima segunda-feira. Há que preparar tudo em segurança. Veja aqui as imagens da limpeza e, em baixo, o vídeo da Agência EFE.

10h43 - O número de mortos da Covid-19 em África subiu hoje para os 2.630, com mais de 78 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

09h53 - Creches reabrem quando é ainda pouco conhecida a infeção nas crianças. As crianças são infetadas pelo novo coronavírus de forma menos severa, e habitualmente através de um adulto, mas não é claro por que razão isso acontece e se elas infetam outras crianças e os adultos.

09h44 - Itália vai abrir as fronteiras com a União Europeia, sem necessidade de quarentena, a partir de 3 de junho, segundo um decreto aprovado hoje de madrugada, que estabelece também normas para a reabertura das atividades económicas do país.

09h14 - A espera terminou! Tudo o que tem de saber sobre o regresso da Bundesliga. O campeonato alemão é o primeiro entre os 'grandes' da Europa a voltar aos relvados após a pandemia

09h06 - Os países europeus que começaram o desconfinamento mais cedo têm menores taxas de crescimento média do número de novos casos de Covid-19, "dados animadores" e que "dão esperança" para Portugal, segundo o Barómetro da Escola Nacional de Saúde Pública.

08h13 - Alemanha tem, este sábado, 173.772 infetados com o novo coronavírus (um aumento de 620 casos nas últimas 24 horas) e 7.881 vítimas mortais (mais 57 desde ontem, num aumento de 0,73%). Os dados foram hoje revelados pelo Instituto Robert Koch. 

07h53 - A população apelidada de 'geração à rasca' há 10 anos volta a enfrentar o "peso de mais uma crise", apresentando a maior perda de rendimento e o maior risco de ser infetada, segundo o Barómetro Covid-19 hoje divulgado.

07h43 - A China voltou a não registar mortes nas últimas 24 horas e apenas mais oito casos de infeção com o novo coronavírus, seis deles importados, anunciou hoje a Comissão Nacional de Saúde.

07h32 - O México registou 290 mortos e 2.437 infetados nas últimas 24 horas, elevando para 4.767 o número de óbitos e para 45.032 o total de contágios com a Covid-19, segundo dados oficiais.

07h20 - A Itália vai permitir viagens entre regiões e, com a reabertura de muitos negócios, na segunda-feira, foi estabelecido um protocolo de segurança, obrigando a um metro de distância entre clientes, devido à pandemia de Covid-19, segundo fontes do Governo.

07h18 - A Alemanha diminuiu as restrições ao tráfego fronteiriço, impostas pela Covid-19, com a Áustria, Suíça e França, a partir de sábado, autorizando visitas familiares de cidadãos não alemães pela primeira vez desde o início da pandemia.

07h15 - A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) informou que 38 povos indígenas do país já foram afetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

07h12 - Os Estados Unidos registaram 1.680 mortos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, o que elevou o número total de óbitos para 87.493, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h05 - Os restaurantes vão reabrir ao público na segunda-feira, com fortes restrições, devido à pandemia da Covid-19, mas os proprietários dos estabelecimentos garantem que "estão criadas todas as condições" e vai haver segurança, se todos cumprirem as regras.

07h00 - Bom dia! Criámos um novo registo que será atualizado com as mais recentes incidências do novo coronavírus em Portugal e no Mundo. Para ler o acompanhamento de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório