Rui Costa criticado após decisão da Liga: "Hipotecou futuro do Benfica"

Cristóvão Carvalho não deixou nada por dizer quanto à tomada de posição de Rui Costa, face à suspensão da participação do Benfica no processo de centralização dos direitos televisivos, alertando para o erro do presidente das águias.

Rui Costa

© Global Imagens

Miguel Simões
30/07/2025 19:02 ‧ ontem por Miguel Simões

Desporto

Cristóvão Carvalho

Cristóvão Carvalho não tardou em recorrer às redes sociais, esta quarta-feira, para deixar críticas à Rui Costa, após o anúncio da entrega antecipada da proposta de comercialização centralizada dos direitos audiovisuais à Autoridade da Concorrência, por parte da Liga Portugal.

 

O candidato às eleições do Benfica, marcadas para o próximo dia 25 de outubro, lamentou que o atual presidente dos encarnados tenha suspendido a sua participação no processo de centralização dos direitos televisivos, vincando mesmo que "quando o Benfica abandona a mesa, outros avançam sem escrutínio nem oposição".

Por esse motivo, Cristóvão Carvalho apresentou uma série de razões que, na sua perspetiva, deverão levar a que Rui Costa possa corrigir um erro, de forma a "reconduzir o Benfica ao centro das decisões, liderar a discussão e garantir que nenhum passo definitivo é dado sem o nosso aval".

"O Benfica deve, por isso, exigir: a suspensão imediata da tramitação desta proposta até o clube regressar formalmente ao processo; a publicação integral dos critérios de distribuição e dos estudos de mercado que sustentam a proposta; um debate sério entre todos os clubes, dentro do calendário previsto na lei", pode ler-se no comunicado.

Liga já entregou ao regulador a proposta da centralização de direitos

Liga já entregou ao regulador a proposta da centralização de direitos

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) enviou à Autoridade da Concorrência uma proposta de modelo de comercialização centralizada de direitos audiovisuais, quase com um ano de antecedência face ao prazo fixado, anunciou hoje a entidade.

Lusa | 18:47 - 30/07/2025

De recordar que, além de Cristóvão Carvalho, também já o atual presidente, Rui Costa, e os opositores João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas e Martim Borges Coutinho Mayer tornaram pública a intenção de se envolverem no sufrágio que ditará o próximo presidente do clube da Luz. Já Luís Filipe Vieira poderá ser o próximo a anunciar a corrida por um cargo onde esteve durante 18 anos.

Leia o comunicado na íntegra:

"No passado dia 9 de julho, deixei claro que 'ficar de fora não é opção' e que o Sport Lisboa e Benfica tinha de liderar o processo de centralização dos direitos audiovisuais. Hoje, passadas apenas três semanas, a Liga Portugal entrega o modelo onze meses antes do prazo, à revelia do maior clube do país. Infelizmente, confirmou-se o alerta que então deixei: quando o Benfica abandona a mesa, outros avançam sem escrutínio nem oposição.

1. Este avanço precipitado era previsível. Rui Costa optou por suspender a participação do Benfica; a Liga Centralização aproveitou o vazio e atropelou o calendário, celebrando uma falsa 'eficiência' que disfarça a ausência do principal motor de audiências do futebol português.

2. Um processo construído sem a nossa voz perde valor e legitimidade. O resultado será um modelo desequilibrado, que penaliza o Benfica e empobrece o futebol nacional.

3. Reafirmo o que disse no dia 9 de julho: o Benfica deve colocar-se na dianteira, ditar o ritmo e garantir que recebe aquilo que corresponde à sua grandeza. Só a nossa presença ativa assegura transparência, equilíbrio competitivo e a máxima valorização dos direitos.

4. O Sport Lisboa e Benfica deve, por isso, exigir:
– a suspensão imediata da tramitação desta proposta até o clube regressar formalmente ao processo;
– a publicação integral dos critérios de distribuição e dos estudos de mercado que sustentam a proposta;
– um debate sério entre todos os clubes, dentro do calendário previsto na lei.

5. Rui Costa e a administração da SAD falharam na proteção dos interesses do Benfica ao abandonar as negociações, demonstrando, uma vez mais, falta de preparação para estas funções. É tempo de corrigir o erro: reconduzir o Benfica ao centro das decisões, liderar a discussão e garantir que nenhum passo definitivo é dado sem o nosso aval.

O Sport Lisboa e Benfica não pode ser espectador do seu próprio futuro. Cumprirei o compromisso assumido: defender o clube com firmeza, devolver-lhe a voz que merece e assegurar que a centralização dos direitos televisivos seja feita com o Benfica a liderar, nunca a reboque de decisões alheias".

Leia Também: Da A1 à A2. Candidato do Benfica 'espalha' campanha... pelas autoestradas

Leia Também: Cristóvão Carvalho deixa dica ao Benfica e 'ataca' Luís Filipe Vieira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo regressou ao Al Nassr com golo: "A fome nunca passa"

Pré-época

Cristiano Ronaldo regressou ao Al Nassr com golo: "A fome nunca passa"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Mundial de Ralis anuncia calendário para 2026 e vem a Portugal

WRC

Mundial de Ralis anuncia calendário para 2026 e vem a Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas