Cristóvão Carvalho recorreu às redes sociais, esta sexta-feira, para deixar uma carta aberta aos adeptos do Benfica, a precisamente três meses das eleições presidenciais das águias, às quais é candidato.
"O processo eleitoral do Sport Lisboa e Benfica está a ser desvirtuado à vista de todos. A pouco tempo de um momento determinante para o futuro do clube, assistimos a uma sucessão de atropelos às regras mais básicas de uma campanha limpa, transparente e justa", começou por escrever na sua conta da rede social X (antigo Twitter).
"O que devia ser um espaço de confronto de ideias está a ser substituído por jogos de bastidores, manobras de distração e um silêncio ensurdecedor de quem prefere manter-se confortável na indefinição", vincou de seguida o candidato ao ato eleitoral do Benfica.
Carta Aberta aos Benfiquistas.
— Cristóvão Carvalho (@Cristovaocostac) July 25, 2025
O processo eleitoral do Sport Lisboa e Benfica está a ser desvirtuado à vista de todos. pic.twitter.com/8nfIDaD5Le
Nesse sentido, Cristóvão Carvalho aproveitou ainda para deixar indiretas a Luís Filipe Vieira, cuja candidatura a um cargo que bem conhece ainda não foi oficializada, bem como às "aparições ensaiadas", em alegada referência ao mais recente posicionamento de Rui Costa quanto à apresentação do projeto "Benfica District", algo que conduziu a críticas por parte de outros candidatos, nomeadamente de João Noronha Lopes.
"É preciso ter coragem para o dizer: Há movimentações públicas de quem ainda não é candidato, mas já está em campanha. Há espaços mediáticos ocupados por figuras sem compromisso com os sócios, nem com a verdade. Há uma ausência total de regras claras que garantam equidade entre quem quer dar a cara. E há, acima de tudo, um desrespeito crescente pelos benfiquistas, que continuam sem saber quem defende o quê", sublinhou.
"Não se pode continuar a fingir que tudo isto é normal. Não é. As eleições no Benfica não podem ser decididas por omissões calculadas, estratégias de encenação ou aparições ensaiadas. Têm de ser decididas com verdade, com frontalidade, com responsabilidade perante quem vai votar. É por isso que exigimos debates públicos entre os candidatos assumidos", prosseguiu Cristóvão Carvalho.
"O Benfica tem de ser discutido de frente. Sem filtros. Sem jogos. Sem truques. O tempo de esconder cartas já acabou. Agora é tempo de assumir o que se defende. Perante os sócios. Pelo Benfica", rematou.
Poucas horas antes da longa carta, Cristóvão Carvalho utilizou as redes sociais para divulgar a sua campanha, com vista às eleições presidenciais do Benfica, já se encontra 'espalhada' por duas das principais autoestradas de Portugal.
"Já estamos na estrada. Da A1 em Lisboa à A2 em Albufeira, a nossa mensagem vai chegar a todo o lado. Porque o Benfica nasceu em Lisboa, mas vive em todo o país - em cada benfiquista que sente o clube como seu", começou por escrever um dos cinco candidatos já conhecidos ao ato eleitoral, que acontece precisamente daqui a três meses, no dia 25 de outubro.
"Queremos que cada benfiquista, em cada canto, sinta que esta campanha é para todos. Que as nossas ideias, os nossos projetos e o nosso compromisso cheguem até onde tu estás", vincou de seguida, antes de deixar uma garantia: "Esta é uma caminhada que fazemos juntos, com ambição, coragem e transparência".
Além de Cristóvão Carvalho, recorde-se, também já o atual presidente, Rui Costa, e os opositores João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas e Martim Borges Coutinho Mayer tornaram pública a intenção de se envolverem no sufrágio que ditará o próximo presidente do clube da Luz. Já Luís Filipe Vieira poderá ser o próximo a anunciar a corrida por um cargo onde esteve durante 18 anos.
Leia Também: Da A1 à A2. Candidato do Benfica 'espalha' campanha... pelas autoestradas