Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Brasil soma 824 novas mortes. 300 mil óbitos no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Brasil soma 824 novas mortes. 300 mil óbitos no mundo
Notícias ao Minuto

15:30 - 15/05/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Hoje foi dia de decisões. O Conselho de Ministros esteve reunido durante mais de cinco horas, esta sexta-feira, para avaliar as medidas da primeira fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à segunda. Está previsto o regresso às aulas para alguns alunos, a reabertura das creches, bem como dos restaurantes

De acordo com o boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS), divulgado esta sexta-feira, Portugal contabiliza 28.583 casos de infeção e 1.190 óbitos associados à doença, tendo registado, nas últimas 24 horas, mais seis óbitos e 264 novos casos de infeção

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h - Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos de manhã.

23h57 - O responsável máximo da Autoridade de Saúde Regional dos Açores admitiu que a situação epidemiológica no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, é favorável, mas não revelou se a cerca sanitária será levantada.

23h47 - O Conselho de Ministros aprovou hoje uma proposta que permite às entidades do Ministério da Saúde prolongar os contratos a termo dos trabalhadores até setembro, no âmbito da pandemia Covid-19.

23h30 - O Ministério da Saúde brasileiro divulgou, esta sexta-feira, o mais recente balanço dos casos de novo coronavírus no país e o país soma mais 824 novas mortes por Covid-19. São já 14.817 óbitos

23h17 - Mais de 17.000 migrantes registaram-se no consulado da Venezuela em Quito, com o objetivo de conseguirem um voo de regresso ao país, confirmou hoje o cônsul venezuelano na capital do Ecuador.

22h59 - O Governo aprovou hoje o calendário da segunda fase de levantamento das medidas de confinamento, no âmbito da pandemia de Covid-19, prorrogando também até 31 de maio a declaração de situação de calamidade. Confira aqui as principais datas. 

22h37 - O que é que os portugueses mais anseiam? Visitar e abraçar família. Sondagem da Marktest revela ainda que 20% dos portugueses tem saudades de ir à praia.

22h17 - Os festivais Super Bock Super Rock e Meo Sudoeste já têm novas datas depois de terem sido adiados para 2021, devido à pandemia da Covid-19.

22h03O presidente da Federação Nacional de Associações de Feirantes (FNAF), Joaquim Santos, considerou ter-se acendido um "semáforo verde", depois de o Governo ter determinado hoje a reabertura da feiras e mercados, a partir de segunda-feira.

21h47 - Os postos de primeiros socorros das praias devem ter termómetros, equipamentos de proteção individual e uma área para isolamento de casos suspeitos de Covid-19, no âmbito da época balnear que começa em 06 de junho, determinou hoje o Governo.

21h43O ministro da Saúde brasileiro, Nelson Teich, que está demissionário, disse hoje que escolheu sair do Governo, mas que deixa pronto um plano para ajudar estados e municípios a lidar com a pandemia de Covid-19.

21h35 - Seis maneiras 'inocentes' de espalhar a Covid-19. Segundo a Fundação Champalimaud, Portugal pode ter muitas mais pessoas infetadas com o novo coronvírus do que as registadas oficialmente, devido à percentagem de assintomáticos. Assim, tenha ou não sintomas, deve seguir sempre as regras quando sai à rua.

21h33 - A Madeira mantém o total de 90 casos de covid-19 pelo nono dia consecutivo, já com 59 curados, indicou hoje o secretário regional da Saúde, sublinhando que não há agora registo de doentes em oito dos onze concelhos do arquipélago.

21h29 - A Colômbia e o México são os países da América Latina mais transparentes na resposta à pandemia de covid-19, enquanto a Bolívia e a Nicarágua oferecem o mínimo de informações, segundo um estudo da organização chilena Cidadania Inteligente hoje divulgado.

21h14 - A pandemia de covid-19 matou pelo menos 304.619 pessoas e infetou quase 4,5 milhões em todo o mundo desde dezembro na China, refere o balanço diário da AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

21h05 - O primeiro-ministro afirmou hoje que, a partir do final da próxima semana, o Governo vai iniciar o processo para lançar um programa de emergência económico e social com o objetivo de dar uma resposta estruturada à crise.

20h57 - Os documentos que estejam caducados vão ser aceites pelas autoridades até 30 de outubro, decidiu hoje o Governo que aprovou o prolongamento da declaração de situação de calamidade até 31 de maio, devido à pandemia de Covid-19.

20h42 - A adoção de escalas de rotatividade de trabalhadores e definição de horários de entrada e saída diferenciados passam a ser obrigatórios, a partir de segunda-feira, nos casos em que não seja possível aplicar o regime de teletrabalho, foi anunciado.

20h37 - O uso das máscaras ou viseiras por crianças nas escolas e nos transportes públicos passa a ser obrigatório a partir dos 10 anos, foi hoje decidido pelo Governo.

20h26 - A Autoridade de Saúde Regional dos Açores decidiu testar todos os passageiros que chegaram à região e se encontravam em confinamento em unidades hoteleiras, devido à Covid-19, para prevenir uma possível saída antecipada determinada pelos tribunais.

20h19 - A adoção de escalas de rotatividade de trabalhadores e definição de horários de entrada e saída diferenciados passam a ser obrigatórios, a partir de segunda-feira, nos casos em que não seja possível aplicar o regime de teletrabalho, foi anunciado.

20h03 - O número de casos positivos de covid-19 por testes realizados caiu de 5,6% para 4,3% nas últimas duas semanas, o que significa que mesmo testando mais o número de novos casos mantém-se estável, avançou hoje o primeiro-ministro.

19h57 - O Conselho de Ministros aprovou hoje uma proposta que prolonga até 01 de setembro a concessão de empréstimos pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana para apoiar rendas, registando o IHRU mais de 1.800 destes pedidos de empréstimo.

19h51 - A situação de calamidade devido à pandemia vai ser prorrogada até ao final do mês, tendo o primeiro-ministro, António Costa, explicado que o dever geral de recolhimento se mantém, mas com o alívio de um conjunto de restrições.

19h45 - França regista 104 mortes em 24 horas e total ultrapassa os 27.500. O Ministério da Saúde francês deu conta de que o total de vítimas mortais causadas pelo vírus, 17.342 foram registadas em unidades hospitalares e 10.187 ocorreram em lares de idosos e centros para pessoas que, por motivos de saúde ou incapacidade, necessitam de prestação de cuidados constantes.

19h34A China está a testar cinco vacinas experimentais Covid-19 em pessoas, devendo subir em breve o número de vacinas, num "contrarrelógio global" entre laboratórios, disse hoje o vice-ministro da Saúde chinês.

19h27 - O presidente do México, López Obrador, disse hoje que vai pedir ajuda ao governo dos Estados Unidos na obtenção de um milhão de máscaras de "boa qualidade", para ajudar a proteger o pessoal médico na luta contra o coronavírus.

19h19 - A Agência para a Gestão integrada de Fogos Rurais (AGIF) divulgou hoje um guia operacional para prevenir o risco de contágio por Covid-19 entre os operacionais envolvidos na prevenção, vigilância e combate a incêndios.

19h08 - Questionado ainda sobre se a polémica dos últimos dias com o ministro das Finanças, devido a uma transferência de 850 milhões de euros para o Novo Banco, estava mesmo ultrapassada Costa atirou que "como o senhor ministro das Finanças disse, não há crise, está tudo ultrapassado", considerando esta a resposta "mais fácil de todas".

19h03 - O primeiro-ministro admitiu hoje a possibilidade de o Governo levantar a partir de junho o limite de 50% à lotação dos restaurantes, afirmando compreender que esta limitação "é fortemente restritiva" e condiciona a rentabilidades destes estabelecimentos.

18h57 - Os museus, palácios e monumentos vão reabrir na próxima segunda-feira (Dia internacional dos Museus) e, sem grandes detalhes, Costa revelou que as celebrações comunitárias vão regressar segundo as regras de cada confissão e de acordo com “as regras definidas pela DGS”.

18h43 - Sobre a reabertura das creches, António Costa garante que 80% dos 23 mil profissionais das creches já foram testados. Já os idosos em lares vão poder receber visitas, mas com um visitante por utente, uma vez por semana, com duração máxima da visita de 90 minutos e com marcação prévia

18h35 - As escolas reabrem na segunda-feira para os 11º e 12º anos ou 2.º e 3.º anos, com horário das 10h – 17h, e foram disponibilizados pelo Governo: 4,2 milhões de máscaras, 17 mil litros de desinfetante, 620 mil pares de luvas e 22.500 viseiras.

18h32 - Conheça aqui as novas regras para frequentar as praias - distâncias de 1,5 metros e máximo de 5 pessoas por toldo: 

18h25 - O primeiro-ministro afirmou hoje que os resultados das primeiras medidas de desconfinamento tomadas há 15 dias foram positivos no combate à propagação da Covid-19, não havendo razão para adiar um novo passo na reabertura de atividades. "Não há razão que nos leve a adiar ou retroceder ou a adiar qualquer das medidas que tínhamos previstas para entrar em vigor na próxima segunda-feira", assumiu.

18h19 - Acompanhe abaixo em direto a conferência de imprensa após o Conselho de Ministros sobre a nova fase de desconfinamento e aqui os pontos principais.

18h10 - Terminou o Conselho de Ministros após mais de cinco horas de reunião. Aguarda-se um balanço por António Costa sobre o que esperar da segunda fase de desconfinamento nomeadamente sobre escolas, aulas, creches, lojas até 400 m2, praias, restaurantes, cafés, pastelarias e esplanadas, bem como museus, monumentos, palácios e galerias de arte. Confira aqui as datas determinadas pelo Governo para a reabertura dos serviços.

18h09 - A UE, pela voz do o Alto Representante da UE para a Política Externa, Joseph Borell,  considerou hoje que "a missão foi cumprida" relativamente ao repatriamento de cerca de 600 mil cidadãos europeus, retidos no estrangeiro devido à pandemia de Covid-19, embora ainda faltem regressar 10 mil pessoas.

18h04 - A diretora da Agência Federal Médico-Biológica e ex-ministra da Saúde da Rússia, Veronika Skvortsova, anunciou hoje que a taxa de infeções pelo novo coronavírus estabilizou, indicando que o planalto da pandemia foi atingido em todo o país.

17h59 - Todos os jogadores, treinadores e 'staff' do Sporting de Braga sujeitos aos dois testes realizados hoje e na quinta-feira obtiveram resultados negativos no rastreio à Covid-19, revelou o clube minhoto da I Liga de futebol.

17h50VOA Heavy Rock Fest adiado para 2021. O festival agendado para os dias 2 e 3 de julho deste ano acontecerá agora a 1 e 2 de julho de 2021. Sobre o cartaz, a organização remete novidades para breve.

17h44 - A Grécia prolongou até 1 de junho a suspensão de voos comerciais com Espanha, Itália, Reino Unido e Holanda, e até 15 de junho com Turquia, Albânia e Macedónia do Norte, mas retoma na segunda-feira as ligações marítimas.

17h37 - A Comissão Europeia anunciou hoje que vai adotar e apresentar em 27 de maio as suas propostas do orçamento plurianual da União Europeia para 2021-2027 e do fundo de recuperação da economia europeia no quadro da crise da Covid-19.

17h33 - Itália tem já 31.610 mortos e 223.885 infetados. O boletim epidemiológico revela que nas últimas 24 horas morreram 242 pessoas em Itália devido ao novo coronavírus e 789 novos casos.

17h27 - A Basílica de São Pedro em Roma, encerrada aos turistas há dois meses devido à pandemia do novo coronavírus, reabre na segunda-feira as suas portas aos visitantes, anunciou hoje o gabinete de imprensa do Vaticano.

17h11 - Doze atuais e antigos futebolistas portugueses doaram hoje 50.000 máscaras cirúrgicas, entre outro equipamento médico, a diferentes unidades de saúde em Portugal, com o objetivo de ajudar os profissionais no combate à pandemia de Covid-19.

17h05 - O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou, esta sexta-feira, que desde que entrou em vigor o estado de calamidade no país, a PSP e a GNR detiveram 20 pessoas por crime de desobediência. Em comunicado, revelam ainda que, até ao final do dia de ontem, foram aplicadas "60 coimas por incumprimento do uso obrigatório de máscaras ou viseiras" em transportes públicos, sendo que estas multas podem ir dos 120 aos 350 euros. 

16h44 As creches estão a tentar reabrir sem recorrer aos trabalhadores com filhos pequenos, uma vez que estes não têm direito a ficar em casa a dar apoio à família por serem considerados trabalhadores essenciais durante a pandemia de Covid-19.

16h42 Os treinadores da Liga Alemã de Futebol (DFL) não serão obrigados a usar máscara de proteção durante os jogos da prova, que regressa à competição no sábado, depois da suspensão devido à pandemia de covid-19.

16h39 - As linhas de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) criadas especificamente para apoiar os Estados-membros no quadro da pandemia da Covid-19 estão já operacionais, após formalmente aprovadas hoje pelo Conselho de Governadores da instituição.

16h28 - O Bloco de Esquerda propôs hoje que 157 milhões de euros, metade das verbas a transferir em 2020 da Lei de Programação Militar (LPM), sejam usadas para financiar o SNS e responder aos problemas da pandemia de Covid-19.

16h11 - Ministro da Saúde brasileiro demite-se antes de completar um mês no cargo. NelsonTeich tomou posse no dia 17 de abril. Segundo o G1, nos últimos dias, Teich e Bolsonaro discordaram de temas como uso da cloroquina e medidas de isolamento. Esta é a segunda saída de um ministro da Saúde brasileiro no meio da pandemia do novo coronavírus

16h09 - Com mais pessoas em casa devido à quarentena e ao distanciamento social, a Comissão Europeia receou que o maior volume de utilização de serviços de streaming colocasse em risco o estado da Internet. A Netflix foi das primeiras a seguir o conselho, mas agora admite repor qualidade de streaming.

16h04 - Este ilustrador português reinterpretou os desenhos de várias crianças sobre a Covid-19 e o resultado é adorável. Os desenhos são escolhidos aleatoriamente e até ao momento, o artista já fez mais "200 interpretações". 

15h59 - A República Checa, onde a taxa de contaminação pelo novo coronavírus é das mais baixas da Europa, vai autorizar este mês ajuntamentos de até 300 pessoas, anunciou hoje o ministro da Saúde.

15h55 - Se não teve oportunidade de ver, recorde aqui um vídeo captado em Sacramento, no estado norte-americano da Califórnia, onde manifestantes (sem máscara) se exaltam durante um dos muitos protestos nos EUA contra as restrições impostas devido à pandemia.

15h49 - A China garantiu hoje que só no dia 19 de janeiro soube da gravidade infecciosa do novo coronavírus, que provocaria a pandemia de Covid-19, rejeitando de novo as acusações dos EUA de ter ocultado factos intencionalmente.

15h42 - O 'peso' do confinamento. Saiba quantos quilos, em média, já ganhámos. A pesquisa realizada em França abordou ainda outros assuntos, nomeadamente, a coexistência na cozinha da casa.

15h38 - Reino Unido com mais 384 mortos em 24h devido à Covid-19. No total são já 33.998 óbitos pelo novo coronavírus. Há ainda mais 3.560 casos positivos, perfazendo um total de 236.711 infetados.

15h36 - Os doentes internados nos hospitais e nas unidades de cuidados intensivos diminuíram desde o início do desconfinamento no âmbito da pandemia de Covid-19, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde, sublinhando um aumento de 90% de doentes recuperados.

15h32 - O presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, sublinhou hoje que os eurodeputados esperam "uma proposta ambiciosa" sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia (UE), sobre o qual têm "a última palavra".

15h30 - Recorde aqui o acompanhamento anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório