Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Cerca de 80% dos funcionários das creches já foram testados

Cerca de 80% dos funcionários das creches, que vão reabrir na segunda-feira, já foram testados, anunciou hoje o primeiro-ministro, após reunião de Conselho de Ministros.

Cerca de 80% dos funcionários das creches já foram testados
Notícias ao Minuto

19:05 - 15/05/20 por Lusa

País Covid-19

Segundo António Costa, já foram realizados 23.085 testes de despistagem da covid-19 aos educadores de infância e auxiliares dos milhares de creches que vão voltar a receber crianças dos quatro meses aos três anos a partir da próxima semana.

À semelhança das escolas secundárias, as creches reabrem na segunda-feira depois de cerca de dois meses encerradas por decisão do Governo como forma de tentar conter a propagação do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.  

O primeiro-ministro já tinha anunciado esta semana que, até à data da reabertura, todos os trabalhadores destes estabelecimentos deverão ter realizado o teste de despistagem da covid-19, adiantando agora que a larga maioria já o fez.

Na conferência de imprensa no final da reunião de Conselho de Ministros, António Costa recordou ainda que a abertura das creches será progressiva, continuando a existir, até 01 de junho, a opção de manter o apoio à família caso os pais decidam continuar em casa.

Portugal contabiliza 1.190 mortos associados à covid-19 em 28.583 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

O país entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório