Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"O semáforo verde acendeu hoje", consideram feirantes sobre reabertura

O presidente da Federação Nacional de Associações de Feirantes (FNAF), Joaquim Santos, considerou ter-se acendido um "semáforo verde", depois de o Governo ter determinado hoje a reabertura da feiras e mercados, a partir de segunda-feira.

"O semáforo verde acendeu hoje", consideram feirantes sobre reabertura
Notícias ao Minuto

22:18 - 15/05/20 por Lusa

País Desconfinamento

"O semáforo verde acendeu hoje. Está clarificada a situação da abertura [das feiras] com as condições que a DGS [Direção-Geral da Saúde] obriga neste momento a serem praticadas", salientou Joaquim Santos, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o dirigente, o reinício da atividade dos feirantes está agora "explicita", depois de não terem sido todos integrados na primeira fase de desconfinamento, no período de pandemia da covid-19.

"Foi um trabalho da federação e das associações ao longo desta semana. Desde que saíram as primeiras normas de desconfinamento - à qual nos não fomos integrados - sentimos que poderíamos ter avançado nessa altura [para a reabertura] e, como não fomos na primeira fase, tomámos o pulso a esta situação", afirmou, revelando que aquela entidade "fez um trabalho encetado em diálogo" com o Governo.

Segundo Joaquim Santos, foi entregue um caderno de encargos ao Ministério da Economia no sentido de clarificar os municípios sobre reinício das feiras e dos mercados.

"Agora não deixa dúvidas a ninguém", realçou, acrescentando que "os feirantes precisam urgentemente que as câmaras coloquem este plano o mais rápido possível em funcionamento".

O presidente da FNAF adiantou ainda que os feirantes estão "ansiosos para regressar às feiras" e que tem havido "um trabalho incansável em fazer chegar a informação aos municípios".

Joaquim Santos observou também que vários municípios se sentiam "presos" à primeira fase, que só previa a venda de bens de primeira necessidade, como produtos alimentares, mas agora expande-se para outro tipo de comércio.

À Lusa, o presidente da Associação de Feirantes do distrito do Porto Douro e Minho, Artur Andrade, referiu que esperam que os municípios reabrem as feiras com devidas normas de segurança e planos de contingência.

"Neste momento já existem muitas feiras com planos de contingência preparados e com datas de abertura já na próxima semana", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório