Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Parlamento Europeu aguarda "proposta ambiciosa" de orçamento plurianual

O presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, sublinhou hoje que os eurodeputados esperam "uma proposta ambiciosa" sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia (UE), sobre o qual têm "a última palavra".

Parlamento Europeu aguarda "proposta ambiciosa" de orçamento plurianual
Notícias ao Minuto

14:23 - 15/05/20 por Lusa

Mundo David Sassoli

"Esperamos que a Comissão Europeia apresente uma proposta ambiciosa" disse Sassoli, lembrando que os eurodeputados têm "a última palavra" sobre o que for apresentado.

"Temos necessidade de novas verbas no QFP [orçamento da UE para 2021-2027]", acrescentou numa conferência de imprensa, defendendo a necessidade de serem aumentados os recursos próprios (receitas da UE).

Sassoli falava após a aprovação, pelo PE, de uma resolução em que os eurodeputados reiteram a defesa da introdução de um cabaz de novos recursos próprios, 'recordando' aos Estados-membros que, caso não queiram aceitar a criação destes novos recursos, as suas contribuições diretas para o orçamento comunitário baseadas no rendimento nacional bruto (RNB) terão de aumentar para que haja um orçamento plurianual viável.

A resolução do Parlamento Europeu foi adotada no dia em que a Comissão Europeia anunciou finalmente que vai adotar e apresentar as suas propostas do orçamento plurianual da União Europeia para 2021-2027 e do fundo de recuperação da economia europeia no quadro da crise da covid-19 em 27 de maio.

Sassoli anunciou que terá lugar, nesse dia, uma míni sessão plenária na qual a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, irá debater com os eurodeputados as propostas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório