Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Experiência com luz negra mostra como um vírus se espalha num restaurante

Televisão pública japonesa fez uma experiência e em 30 minutos toda a gente estava potencialmente contaminada.

Notícias ao Minuto

16:18 - 16/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

Um vídeo que acabou por se tornal viral no Japão mostra a facilidade com que um agente (como um vírus) se transmite de pessoa para pessoa num espaço fechado onde há utensílios partilhados, como um restaurante ao estilo buffet.

A experiência, levada a cabo pela televisão pública japonesa NHK, em conjunto com especialistas em saúde, era bastante simples: colocar um grupo de dez pessoas num restaurante buffet e, numa delas, colocar alguns gramas de creme fluorescente nas mãos, como se fosse um vírus. Depois, teriam que se comportar normalmente, como se estivessem num restaurante.

Depois de 30 minutos, ligou-se a luz negra. O creme já estava em todas as pessoas presentes. Três delas, tinham-no na cara. É possível ver a substância também nos alimentos, nos utensílios, nos pratos, etc.

Embora admitindo que esta situação é "artificial", porque se baseia apenas no toque, o professor clínico de patologia da Universidade de Hong Kong, John Nicholls, sublinha à CNN que é importante demonstrar-se a rapidez com que um vírus se pode espalhar, especialmente quando não é feita a higiene das mãos com frequência.

Pode ver o vídeo da experiência na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório