Dia de luto no Rali de Marrocos. O piloto português Jorge Brandão morreu nesta sexta-feira após sofrer um acidente durante a quinta e última etapa do Rali de Marrocos. A informação foi confirmada pela organização através de um comunicado oficial.
Tudo aconteceu durante a etapa cronometrada de 216 quilómetros com partida e chegada em Erfoud. O piloto da Old Friends Rally Team, de 46 anos, chocou contra uma duna a dois quilómetros da meta. Ainda foi transportado para o hospital, mas, apesar de todos os esforços médicos, o óbito foi declarado.
"Hoje, 17 de outubro, durante a quinta etapa do Rally de Marrocos, que percorre um circuito em torno de Erfoud, o motociclista Jorge Brandão, que participava pela segunda vez na corrida, sofreu uma queda nas dunas no quilómetro 214", pode ler-se no comunicado da organização da corrida, que é citado pela agência de notícias espanhola EFE.
"Ele foi atendido rapidamente por médicos num helicóptero médico, que o transportou para o hospital de Erfoud, onde faleceu às 13h55. O Rally de Marrocos apresenta as suas mais sinceras condolências à sua família e entes queridos", termina o mesmo comunicado.
O piloto português, habitual participante do Enduro em Portugal e que fazia parte da equipa vimaranense Old Friends Rally, estava a preparar-se para competir sozinho pela primeira vez no Rally Dakar. No ano passado, ele esteve presente, mas como copiloto de Carlos Vento.
Jorge Brandão e o espanhol Carlos Vento participaram na categoria T3 num buggy, mas acabaram por desistir no final da segunda etapa devido a problemas de saúde do piloto espanhol. O objetivo do português era disputar o Rali Dajar em 2026 sozinho numa moto. Para isso, preparou-se disputando a Baja Aragón, o Rali de Portugal e o Rali de Marrocos, onde encontrou a morte a apenas dois quilómetros de completá-lo.
Jorge Brandão, que era empresário em Arouca e tinha 46 anos, era 48.º da geral neste Rali de Marrocos e o segundo entre os veteranos à partida da última etapa.
#ÚLTIMAHORA | Fallece el piloto portugués Jorge Brandão durante la última etapa del Rally de Marruecos. pic.twitter.com/wz6VRgfVSw
— EFE Noticias (@EFEnoticias) October 17, 2025
Federação de Motociclismo de Portugal emite nota de pesar
A Federação de Motociclismo de Portugal deixou, através do site oficial, uma nota de pesar pela morte do piloto português de 46 anos.
"O motociclismo português está de luto com a perda de Jorge Brandão, veterano piloto português de todo-o-terreno que faleceu hoje, durante a última etapa do Rali de Marrocos, prova que encerrou o Mundial de Rally-Raid 2025 (...) À família enlutada, amigos e a toda a comunidade do TT, a Direção da Federação de Motociclismo de Portugal endereça as mais sentidas condolências", pode ler-se na publicação.
Presidente da República deixa mensagem de condolências
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, publicou, durante a tarde desta sexta-feira, uma nota no site da Presidência da República no qual lamenta a morte do piloto.
"O Presidente da República lamenta a morte trágica do piloto motociclista Jorge Brandão, ocorrida durante a quinta e última etapa do Rali de Marrocos, em Erfoud", pode ler-se no comunicado assinado pelo chefe de Estado.
"À família, amigos e a toda a equipa 'Old Friends Rally”, o Presidente da República apresenta as suas mais sentidas condolências", termina a nota.
Leia Também: Miguel Oliveira falha acesso direto à luta pela 'pole' no GP da Austrália