Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Há caso "parecido" a síndrome de Kawasaki. 989 mortes por cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Há caso "parecido" a síndrome de Kawasaki. 989 mortes por cá
Notícias ao Minuto

07:52 - 30/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O primeiro-ministro, António Costa, anuncia hoje, depois do Conselho de Ministros, o plano do Governo para o levantamento gradual das restrições à atividade social e económica até 1 de junho. As primeiras medidas entram em vigor já a partir da próxima segunda-feira, sendo que, já na semana passada, Costa tinha adiantado que o plano de 'desconfinamento' será adotado em três fases.

Segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, o novo coronavírus já matou 989 pessoas em Portugal e infetou 25.045. Houve ainda registo de 1.389 pessoas recuperadas. A nível global, já morreram mais de 224 mil pessoas e foram ultrapassados os 3,1 milhões de infetados.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h50 - Este registo chega ao fim mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h26 - A Assembleia da República está a debater, esta quinta-feira, o relatório sobre o segundo Estado de Emergência - que ocorreu 3 e 17 de abril - decretado em Portugal. Eduardo Cabrita iniciou os trabalhos afirmando que "o sucesso" que a aplicação deste estado teve na "contenção e mitigação" dos efeitos da pandemia se deve "largamente" à "profunda consciência social da sociedade portuguesa, a forma como os cidadãos aderiram e compreenderam que estas restrições às liberdades eram restrições proporcionais e que estavam adequadas" ao desafio. 

15h11 - Os casos positivos do novo coronavírus em Itália, que segundo os dados oficiais superam os 200 mil, "são 10 ou 20 vezes superiores", indica hoje um estudo de especialistas epidemiológicos segundo o qual o Governo de Roma tem baseado a atuação sanitária.

14h57 - O CEDESA, entidade internacional que investiga temas da África Austral, considera que o "sucesso, até ao momento" do combate à Covid-19 em Angola resulta de o país ter uma população muito jovem e de uma reação rápida do Governo.

14h48 - Os jogadores da equipa principal, equipa técnica e staff do Sporting foram sujeitos, esta quinta-feira, a novos testes à Covid-19, nas instalações da Academia leonina, em Alcochete. Foram, assim, realizados testes serológicos (análises ao sangue) e de PCR através de colheita nasofaríngea (zaragatoa).

14h43 - As autoridades de saúde da República Checa anunciaram hoje que não houve mortes relacionadas com o novo coronavírus na quarta-feira e acrescentaram que vão lançar um novo sistema preventivo para combater a pandemia no país.

14h36 - O mayor da cidade de Los Angeles, Eric Garcetti, anunciou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que irá levar a cabo uma medida que permitirá a todos os residentes serem testados por infeção pelo novo coronavírus gratuitamente.

14h32 - O secretário de Estado da Economia, João Neves, avisou que aquilo que o Governo vai apresentar hoje não é um plano de relançamento da Economia, mas antes um conjunto de medidas para "de forma ponderada" serem reabertas algumas atividades.

14h16 - Os hotéis e unidades equiparadas de Lisboa que alojem gratuitamente profissionais de saúde devido à pandemia de Covid-19 vão ficar isentos de tarifas de saneamento e de resíduos urbanos, segundo uma proposta hoje aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

14h12 - A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) lançou, esta quinta-feira, um aviso à população a propósito do número crescente de casos de "organizações criminosas que estão a usar serviços de entrega de comida para transportar drogas e outros bens ilícitos", no seguimento da pandemia.

14h03 - A sinistralidade rodoviária no primeiro período do estado de emergência, entre 19 e 31 de março, caracterizou-se por "um decréscimo em todos os indicadores", registando-se uma descida de 72,5% de acidentes e 76,5% de vítimas mortais.

14h - A utilização de máscara facial para proteger as pessoas do contágio de Covid-19 já foi descrita como inútil, mas está a espalhar-se pelo mundo à medida que os países se preparam para acabar com os confinamentos.

13h43 - Poderá existir um caso de uma criança com quadro inflamatório em Portugal, "parecido" à síndrome Kawasaki, admitiu a diretora-geral da Saúde durante a conferência de imprensa diária, mas ressalvou que o caso “ainda carece de melhor caracterização”. “Fomos perguntar e há uma situação de quadro clínico pelo menos parecido com os que têm sido descritos na literatura médica”, disse.

13h23 - Veja aqui quais são os cinco concelhos com mais casos de Covid-19 e quantos infetados há no seu, segundo os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde. Pode ainda conferir um mapa interativo sobre a situação em Portugal.

13h16 - O Irão registou 71 novas mortes nas últimas 24 horas devido à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, elevando o número total de mortos para 6.028 no país, segundo dados oficiais.

13h13 - O governo espanhol anunciou hoje que, depois de confinados em casa há sete semanas, os cidadãos vão poder sair para passear e fazer desporto, a partir de sábado, 2 de maio, distribuídos por "faixas horárias".

13h11 - A pandemia de covid-19 já matou 227.482 pessoas e infetou mais de três milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na cidade chinesa de Wuhan, segundo um balanço da AFP às 11h.

13h09 - Acompanhe abaixo a conferência de imprensa diária da DGS e aqui os pontos mais importantes:

13h01 - A Covid-19 matou mais 16 pessoas em Portugal, num total de 989 óbitos até agora. O boletim mais recente da DGS dá ainda conta de que há um total de 25.045 infetados, mais 540 casos nas últimas 24 horas. Por outro lado há 1.519 pacientes recuperados, mais 49 do que ontem.

12h49 - O Brasil pode já ter ultrapassado os EUA em número de casos de Covid-19. A Universidade de São Paulo estima que já mais de 1.2 milhões de pessoas tenham sido infetadas em território brasileiro.

12h24 - A Auchan Retail Portugal anunciou hoje que distribuiu 12,5 milhões de euros relativos a resultados de 2019 aos trabalhadores, a que acresce 1,5 milhões de bónus atribuído em abril, o que totaliza 14 milhões de euros.

12h12 - O regime excecional de produção de álcool destinada a fins industriais, terapêuticos e sanitários, que o Governo no início deste mês isentou de imposto durante o estado de emergência, foi prolongado até 31 de dezembro, segundo portaria hoje publicada.

12h09 - A eficácia da vacina desenvolvida em Oxford deverá ser conhecida em "junho ou julho". A empresa parceira da universidade inglesa pretende ter o medicamento pronto no "quarto trimestre" de 2020.

11h57 - As autoridades de saúde registaram pelo menos mais um caso de infeção por Covid-19 entre os passageiros do voo de repatriamento oriundo de Timor-Leste no dia 04 e admitiram atrasos na notificação dos passageiros e respetivos contactos próximos.

11h55 - O setor do turismo está a ser um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. O INE estima que em março a redução do número de turistas tenha ascendido a quase 50%.

11h49Uma mulher de 76 anos infetada com o novo coronavírus foi detida pela PSP de Ovar pelo crime de desobediência, revelou hoje o comando distrital de Aveiro dessa polícia, que a encontrou a circular na rua sem máscara.

11h43 - Depois de uma longa maratona de reuniões com todos os partidos políticos, o primeiro-ministro agradeceu publicamente "as sugestões e propostas apresentadas", registando "com interesse e espírito democrático as críticas e preocupações manifestadas". "Todos os contributos são úteis", frisou António Costa numa publicação no Twitter ao final da noite de ontem. 

11h41 -setor do turismo está a ser um dos mais penalizados pela pandemia da Covid-19. Os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo INE revelam que quase 79,2% dos estabelecimentos assinalaram que a pandemia motivou o cancelamento de reservas agendadas para os meses de março a agosto

11h39 -sessão parlamentar desta quinta-feira, em Itália, tinha como objetivo discutir as medidas da retoma das atividades económicas, mas acabou por ser temporariamente suspensa devido a um episódio peculiar. O primeiro-ministro italiano preparava-se para começar a falar quando foi imediatamente, interrompido por elementos de partidos da oposição, que o recriminaram por não usar máscara. Em protesto retiraram também as suas.

11h36 - Testes à Covid-19 e oferta de serviços de telecomunicações? Desconfie. As autoridades alertam para as burlas associadas à pandemia de Covid-19 de que são vítimas, principalmente, as populações mais idosas e de zonas mais isoladas.

11h28 - A Covid-19 está a provocar um verdadeiro drama em Manaus, cidade do estado brasileiro do Amazonas com pouco mais de dois milhões de habitantes, onde se estima que o novo coronavírus esteja a matar mais de 100 pessoas por dia. As valas comuns destinadas às vítimas da SARS-CoV-2 têm vindo a encher-se de corpos a um ritmo cada vez mais preocupante, no Amazonas, num verdadeiro cenário dantesco.

11h13 - A ativista ambiental sueca Greta Thunberg vai doar um prémio de cerca de 100 mil dólares (cerca de 92 mil euros) que recebeu de uma organização não-governamental (ONG) dinamarquesa para ajudar a Unicef a combater a Covid-19, anunciou hoje a jovem.

11h05 - O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, voltou, esta quinta-feira, a deixar bem clara a posição desfavorável à mutualização da dívida entre os países da União Europeia, conhecida como 'coronabonds'. O líder holandês 'aprovou' o apelo de um construtor civil: "Não dê dinheiro a italianos e espanhóis!"

10h53 - O Iémen anunciou na quarta-feira à noite as suas duas primeiras mortes pela Covid-19 e as organizações não-governamentais (ONG) temem o impacto da pandemia na população deste país devastado pela guerra.

10h46 - A ministra da Saúde diz que vai recorrer mais aos privados para recuperar o atraso na atividade do Serviço Nacional de Saúde suspensa por causa da Covid-19 e que a retoma no serviço público deve começar pela cirurgia de ambulatório. O "SNS vai recorrer mais aos privados para recuperar atividade", afirmou Marta Temido, numa entrevista do podcast do PS "Política com Palavra", hoje divulgada.

10h31 - O Rally de Portugal, quinta prova do campeonato do mundo de ralis (WRC), foi cancelado devido à pandemia da Covid-19, anunciou hoje o Automóvel Club de Portugal (ACP).

10h27 - As esperas longas e os preços elevados. Como vai ser o 'pesadelo' de viajar no pós-pandemia? Os analistas avisam que "verificações de saúde serão acrescentadas ao habitual drama de check-in, segurança e imigração".

10h23 - Economia da zona euro e da UE recuam no 1.º trimestre. Os dados foram divulgados pelo Eurostat, esta quinta-feira. Na zona euro a quebra foi de 3,3% e na UE foi de 2,7%, em comparação homóloga. 

10h10 - Espanha registou, de quarta para quinta-feira, uma 'quebra', quer no número de novos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, quer no número de vítimas mortais causadas pela pandemia, de acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Saúde. O país soma, até à data, no total, 213.435 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, mais 1.309 casos desde ontem, e 24.543 mortes, 268 óbitos em 24 horas.

9h57 -Boeing planeia cortar 16 mil empregos em resposta à crise gerada pelo novo coronavírus, que ditou uma quebra das encomendas de aviões. A crise relacionada com o avião 737 Max também pressiona as contas da empresa.

9h52 - O governo chinês recusou hoje "resolutamente" aceitar uma investigação sobre a origem do novo coronavírus, apontando que esta seria "politizada" e "presumiria a culpa" do país, numa altura em que vários líderes mundiais pedem mais transparência a Pequim.

9h49 - O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu para 1.589 nas últimas horas, com quase 37 mil casos da doença registados em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

9h43 -SNS (Serviço Nacional de Saúde), a GNR e a PSP têm sido incansáveis no seu trabalho desde que a pandemia de Covid-19 chegou a Portugal e, por isso, nunca é demais agradecer-lhes. Foi isso que o designer português SkoLvic resolveu fazer através de uma homenagem... diferente.

View this post on Instagram

A post shared by SkoLvic (@skolvic_gts) on Apr 22, 2020 at 2:51pm PDT

9h39 -Rússia ultrapassou, esta quinta-feira, os 100 mil casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, após 7.099 pessoas terem sido diagnosticadas com Covid-19 e o país soma, até à data, 106.498 casos positivos. A pandemia matou, nas últimas 24 horas, mais 101 pessoas, o que significa que, desde que o primeiro caso foi detetado no país, no final do passado mês de janeiro, houve já a lamentar 1.073 óbitos.

9h32 - O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, admitiu numa conferência com os investidores da empresa que receia que abrir a economia cedo demais possa ter piores resultados que a continuação do confinamento imposta pela pandemia de Covid-19.

9h27 - Tom Moore, o veterano que combateu na II Guerra Mundial e que angariou mais de 29 milhões de libras (cerca de 33 milhões de euros) para o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) ao dar 100 voltas no jardim de sua casa, festeja, esta quinta-feira, o 100.º aniversário e Boris Johnson não quis deixar a data passar em branco. O primeiro-ministro britânico referiu-se ao capitão como "um ponto de luz" em tempos de pandemia.

9h21 - A socióloga Ana Nunes de Almeida considera que a atual pandemia é a rutura mais extraordinária que viveu desde o 25 de Abril de 1974, provocando o sentimento inverso, de privação da liberdade e impedimento de abraçar o próximo.

9h17 - As diversas medidas de apoio às empresas e aos trabalhadores estão em vigor para fazer face à pandemia, incluindo o lay-off simplificado e o diferimento de impostos, apesar do fim do estado de emergência, vão manter-se.

9h13 - A Covid-19 é a pandemia da "ascensão da China", disse à agência Lusa o antropólogo e historiador José Manuel Sobral, para quem o surto do novo coronavírus pode "modificar bastante" o panorama das relações internacionais.

9h11 - A Suécia admitiu hoje pedir à União Europeia que investigue a origem da pandemia do novo coronavírus, juntando-se a outros países, numa decisão que pode deteriorar ainda mais as relações entre Estocolmo e Pequim.

9h09 - Se faz parte do grupo de viajantes inquietos que mal podem esperar por regressar à estrada, saiba que pode conhecer os recantos de Norte a Sul de Portugal a partir do conforto do seu sofá. Não é a mesma coisa, claro, mas a Brisa convida-o a fazer um roteiro virtual que pode ajudá-lo a escolher o destino da próxima viagem.

9h04 - Quando será o fim do surto de Covid-19 em Portugal? Esta 'pergunta para um milhão de dólares' foi respondida por um grupo de investigadores da Universidade de Singapura, que apontam o dia 17 de julho de 2020 como o dia em que Portugal terá o seu último caso de infeção. Isto não significa, claro, que uma nova onda do surto não possa surgir. 

8h52 -pandemia do novo coronavírus levou a que vários estados norte-americanos adotassem medidas de confinamento, mas houve quem não resistisse a sair de casa para aproveitar um fenómeno natural que, nos últimos dias, se tem verificado nas praias da Califórnia.

8h49 -Premier League quer regressar à competição assim que estejam reunidas as condições mínimas de segurança e os clubes vão analisar a possibilidade de jogadores e dirigentes serem testados à Covid-19 um mínimo de duas vezes por semana. Isto, claro, se o governo do Reino Unido aprovar o regresso aos treinos. 

8h32 - Técnica de enfermagem brasileira morre 8 dias após apelar ao isolamento. Daniele Costa é a protagonista de uma história que está a emocionar o Brasil. A mulher morreu, na passada segunda-feira, vítima de uma infeção causada pelo novo coronavírus, precisamente oito dias após publicar, nas redes sociais, um vídeo no qual apelava ao isolamento social.

8h24 - A região de Lisboa espera um verão "negro" e "inédito" em termos de turismo, com quebras superiores a 70% devido à pandemia da Covid-19, pelo que a aposta vai passar pelo reforço de investimentos, proteção e campanhas de promoção. Já a Norte, a época alta do turismo vai ser uma "época remediada" por turistas nacionais e com algum mercado espanhol transfronteiriço com a retoma perspetivada para a Páscoa de 2021, estimam entidades oficiais e associativas do Porto e Norte.

8h16 -Coreia do Sul não registou, de quarta para quinta-feira, qualquer novo caso local confirmado de infeção pelo novo coronavírus. Um feito que já não se observava desde o passado dia 29 de fevereiro, quando atingiu o pico da pandemia. De acordo com as autoridades de saúde locais, apenas quatro pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo todas elas sido contagiadas no estrangeiro. Desde o início da pandemia, já 10.765 foram infetadas pelo SARS-CoV-2 no país.

8h09 - As ordens de quarentena são "fascistas", disse Elon Musk. O líder da Tesla tem causado discórdia no Twitter, partilhando publicações onde revela estar contra a quarentena e isolamento impostaspara combater a Covid-19 e aproveitou uma chamada com investidores da empresa para criticar as infraestruturas dos EUA.

7h58 - O governo do Sri Lanka vai impor hoje o recolher obrigatório pela segunda vez desde que o surto começou, após um recente ressurgimento de novos casos da Covid-19. O país tem, no total, 630 infetados e sete mortos, desde o início do surto. Destes, 308 casos foram registados após 22 de abril.

7h50O curador e crítico italiano Germano Celant, nome fundador da 'Arte Povera', morreu na quarta-feira, aos 80 anos, em Milão, na sequência de infeção causada pelo novo coronavírus.

7h43 - Os trabalhadores independentes e os sócios-gerentes com quebra de atividade por causa do novo coronavírus podem pedir um apoio ao Estado até esta quinta-feira, dia 30 de abril, de acordo com a informação divulgada pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social. 

7h35 - O número de novos casos de Covid-19 continua a aumentar na Alemanha. O país registou, até à data, 159.119 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 6.288 mortes.

7h23A atividade da indústria manufatureira na China voltou a abrandar em abril, com a pandemia da Covid-19 a afetar a procura mundial, dificultando os esforços de Pequim para retomar a atividade económica.

7h12 - O primeiro-ministro anuncia hoje o plano do Governo para o levantamento gradual das restrições à atividade social e económica até 01 de junho, com as primeiras medidas a entrarem em vigor já na segunda-feira. Costa deverá comunicar este conjunto de medidas, assim como a substituição do atual estado de emergência pela declaração de calamidade pública.

7h07A China registou quatro casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, informou hoje a Comissão de Saúde do país. O número de infetados ativos no país fixou-se em 619, depois de 32 pessoas terem tido alta, nas últimas 24 horas. Não há registo de mais vítimas mortais desde quarta-feira, segundo as autoridades chinesas. 

7h05Os Estados Unidos registaram 2.502 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No total, 60.853 pessoas morreram nos Estados Unidos. O número de infetados subiu para 1.038.451 com cerca de 120 mil pessoas a serem dadas como recuperadas.

7h02O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) volta a reunir-se hoje para avaliar a progressão da pandemia da Covid-19, quase três meses depois de ter aconselhado a declaração de emergência de saúde pública global.

7h -  Recorde aqui o acompanhamento da noite de quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório