Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Há um caso “parecido” com síndrome de Kawasaki numa criança portuguesa

A diretora-geral da Saúde confirmou durante a conferência de imprensa da DGS, esta quinta-feira, a possibilidade de existir um caso "semelhante" à síndrome de Kawasaki em Portugal.

Há um caso “parecido” com síndrome de Kawasaki numa criança portuguesa

Durante a conferência de imprensa diária, onde é atualizada a informação relativa à infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) em Portugal, a diretora-geral da Saúde deu conta de que poderá haver um caso de uma criança com quadro inflamatório em Portugal.

Já durante a conferência de ontem, Graça Freitas tinha sido questionada sobre se havia ou não algum caso de crianças infetadas com Covid-19 em Portugal com doença inflamatória semelhante à síndrome de Kawasaki, e hoje confirmou, apesar de ressalvar que o caso ainda carecer "de melhor caracterização”.

“Fomos perguntar e há uma situação de quadro clínico pelo menos parecido com os que têm sido descritos na literatura médica”, afirmou durante a intervenção.

Graça Freitas referiu, porém, que é preciso aguardar para se ter a certeza se corresponde ou não a uma situação do género. "Trata-se de uma situação semelhante. Não dispomos ainda de uma avaliação completa que permita aferir se se trata de um caso da doença inflamatória grave que afeta crianças", acrescentou.

O primeiro alerta para esta situação partiu, no início da semana, da Associação de Pediatras de Cuidados Intensivos do Reino Unido, mas foi, entretanto, secundada pela Associação Espanhola de Pediatria e pela Sociedade Italiana de Pediatras.

De acordo com as autoridades do Reino Unido, "nas últimas três semanas houve um aumento aparente, em Londres e também em outras regiões do Reino Unido, do número de crianças de todas as idades com um estado inflamatório multissistémico que requer cuidados intensivos". 

Os hospitais ingleses relataram alguns casos que apresentavam características da Síndrome do Choque Tóxico ou da Doença de Kawasaki, um distúrbio raro dos vasos sanguíneos. Os sintomas da Kawasaki incluem febre alta que dura cinco dias ou mais, erupções cutâneas e glândulas inchadas no pescoço.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório